Embrapa realizará seminário sobre mudanças climáticas

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove em 23 de abril, das 8 às 12 horas, o seminário Mudanças Climáticas e Mecanismos de M

  
  

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promove em 23 de abril, das 8 às 12 horas, o seminário Mudanças Climáticas e Mecanismos de Mitigação, coordenado pelo professor Carlos Clemente Cerri, do Cena - Centro de Energia Nuclear para a Agricultura da USP - Universidade de São Paulo.

As atividades antrópicas (desenvolvidas pelo homem) estão alterando as concentrações de gases na atmosfera, levando a mudanças no clima do planeta. O vapor de água, CO2, ozônio, metano, N2O e outros gases retêm parcialmente a radiação térmica que é emitida quando a radiação solar atinge a superfície da Terra.

Com o aumento da concentração desses gases, há uma maior retenção de radiação que resulta no aumento do efeito estufa, elevando a temperatura média da superfície do planeta. Embora haja registro de mudanças climáticas originárias de causas naturais na história, as modificações resultantes da atividade humana estão crescendo significativamente, nas últimas décadas.

A idéia de que a ação do homem pode modificar os processos fundamentais do planeta é relativamente nova, pois acreditava-se que o poder tampão dos sistemas era suficiente para eliminar esses efeitos. Agora, entretanto, sabe-se que o balanço dos sistemas é, em muitos casos, extremamente delicado.

O desenvolvimento de regiões urbanas e agrícolas, devido à intensificação das atividades econômicas, tem levado à destruição e degradação de ecossistemas. Tais atividades também têm resultado num aumento significativo de emissões de gases, oriundos da própria agricultura, queima de combustíveis fósseis e processos industriais.

Além do efeito estufa, gases presentes como traços na troposfera, como o ozônio e o dióxido de carbono, estão sofrendo alterações que podem ter significativos impactos diretos nos ecossistemas. Nesse seminário serão discutidas as principais mudanças climáticas e suas conseqüências, bem como os mecanismos de mitigação.

Inscrições gratuitas e informações: Embrapa Meio Ambiente por email ou por telefone (19) 3867.8710.

Fonte: Embrapa

  
  

Publicado por em