Homem está afetando o clima do planeta, concluem especialistas

Dois dos principais especialistas norte-americanos em estudos atmosféricos concluíram, após extensa revisão de análises científicas realizadas anteriormente, não haver a menor dúvida de que o homem está afetando de forma contundente o clima do planeta.

  
  

Dois dos principais especialistas norte-americanos em estudos atmosféricos concluíram, após extensa revisão de análises científicas realizadas anteriormente, não haver a menor dúvida de que o homem está afetando de forma contundente o clima do planeta.

Thomas Karl, diretor do Centro de Dados Climátiticos da National Oceanic and Atmosferic Administration (NOAA), e Kevin Trenberth, chefe da Divisão de Análises Climáticas do National Center for Atmospheric Research (NCAR), verificaram que as emissões de poluentes, mais que fenômenos da natureza, têm sido a principal causa das alterações do clima na Terra nos últimos 50 anos. O estudo está na edição de 5/12 da revista Science.

“Gases que provocam o efeito estufa representam a maior influência do homem no clima do planeta. Os principais efeitos diretos dessa alteração climática são uma freqüência maior em ondas de calor, secas ou casos de extrema precipitação, mas há ainda impactos relacionados, como mudanças de vegetação ou aumento no nível do mar”, disseram os autores em comunicado conjunto das duas agências norte-americanas.

Os cientistas estimam em 90% a probabilidade de ocorrer um aumento nas temperaturas globais de 1,7 a 4,9 graus Celsius, devido à influência humana, entre 1990 e 2100. O cálculo foi feito com base em simulações produzidas em computador, observações de mudanças atmosféricas e dados de mudanças no clima no último século.

No extremo mais otimista do variação, caso as temperaturas aumentem em 1,7ºC, as alterações no planeta serão relativamente pequenas. Um aumento de 4,9º, entretanto, poderá provocar impactos drásticos e difíceis de avaliar, como o derretimento de calotas polares e a conseqüente inundação de cidades e regiões litorâneas. Karl e Trenberth confirmam que o principal poluente é o dióxido de carbono, principal responsável pelo efeito estufa.

De acordo com o estudo, os níveis de dióxido de carbono na atmosfera aumentaram em mais de 30% desde o período pré-industrial, pulando de 280 partes por milhão por volume (ppmv) a mais de 370 ppmv nos dias de hoje.

Para os pesquisadores, se as emissões continuarem aumentando o mundo terá a maior mudança no clima em pelo menos 10 mil anos, que poderá influir de forma contundente, por exemplo, nas circulações dos oceanos ou nos padrões climáticos existentes.

Ainda que os países consigam diminuir as emissões e estabilizar os níveis de CO² na atmosfera, as temperaturas aumentarão em 0,5ºC entre 1990 e 2100, alertam os pesquisadores. O motivo é que os gases que intensificam o efeito estufa dissipam-se muito lentamente.

“Levando em conta o que aconteceu até hoje e o que podemos projetar para o futuro, certamente teremos ainda mudanças muito maiores no clima do planeta”, disseram Karl and Trenberth.

Os cientistas norte-americanos afirmam que mais estudos são necessários para entender os impactos regionais e global da alteração no clima. Pedem que sejam feitos mais estudos sobre modelos gerados por computador a respeito dos complexos aspectos do clima terrestre. Tal esforço exigirá uma grande colaboração internacional e a implantação de um sistema de monitoramento mundial para coletar e analisar dados.

Fonte: Agência Fapesp

  
  

Publicado por em

Luana

Luana

19/3/2012 19:48:17
O ser humano há muito tempo não vem cuidando do nosso planeta.

Myllena

Myllena

24/2/2011 14:59:02
Eu acho que se o ser humano nao se cuidar e cuidar do planeta nos todos vamos sofrer as consequencias no futuro.
E quando ele se tocar ja vai ser tarde demais.
meu nome é Myllena e tenho 13 anos.

Igor Celso

Igor Celso

8/4/2010 16:01:45
Quando dizemos: o homem está desperdiçando a natureza, nós dizemos em modo geral, e com certeza isso é verdade, porém temos que olhar para o que cada um de nós fazemos todos os dias, se formos parar para pensar, nós somos os maiores culpados, e enquanto não colocarmos na nossa cabeça que dinheiro nao se come, o planeta irá continuar do mesmo jeito. Não é preciso fazer grandes coisas para salvar o mundo, como eu vi em um filme uma vez: uma atitude real de amor e carinho, pode mudar o mundo.

Igor Celso - 14 anos

Larissa

Larissa

29/11/2009 22:31:11
Olha eu to fazendo um Trabalho pra minha escola Sobre
Aquecimento Global,e tava vendo, Meu Deus, o homen não
tem a Menor Noção Do que eles estao Provocando em nOOSO
planeta, eles teem q Parar com isso! ):
se não o mundo acaba! Bjus gente!

Gabriela Lopes

Gabriela Lopes

26/10/2009 11:48:15
O homem vem transformando o mundo desde o começo, no entanto, com a industrialização esse problema se agravou. A poluição vem tomando conta das cidades, entrando em nossos pulmões e ajudando os bolsos (pois a industrialização vem juntamente com o capitalismo). O homem não tem a menor noção do que está fazendo com o meio ambiente, pois está preocupado demais com o seu bem-estar econômico. Afinal, é o dinheiro que move o mundo (?).

Danúbia Santos

Danúbia Santos

20/9/2009 09:42:16
O ser humano vem destruindo e poluindo o meio ambiente ha decadas, mas só agora é que ele vem percebendo a repercurssão de seus atos, ainda assim ha mais o que se fazer, as pessoas devem compreender que todos saem prejudicados com degradação ambiental, e este assunto não se trata só de concientização ambiental, mas tambem de questão de carater e boa moral

Juliana

Juliana

15/8/2009 20:19:37
A diferença dessa teoria de aquecimento global para todas as outras sobre o fim do mundo, é que desta vez poderemos vê-lo de perto sem precisar esperar muito, pois além da parte teórica, a prática já está em contínuo processamento. Vamos fazer algo pelo mundo, se não pelo menos pelos nossos filhos, futuras gerações, faça sua parte. Lembrem-se: o futuro depende do presente. SALVE A NATUREZA ... SALVE A VIDA....

Vitória Ronssani da Silva

Vitória Ronssani da Silva

26/4/2009 21:15:48
Se continuar assim o planeta vai acabar em poucos anos..O homem nao se toca nisso...!Que quanto mais ele desmata mais aumenta o risco de sobrevivencia e extinção no planeta...meu nome é Vitória tenho 12 anos e essa é minha opnião..

Mauro Saldanha

Mauro Saldanha

9/10/2008 12:59:52
enquanto o homem não mudar o seu comportamento perante a natureza,em pouco tempo o nosso planeta vai se desgastando e cada vez mais poluido.

Ana Julia

Ana Julia

2/10/2008 14:16:26
eu acho que agora as pesoas pensam ah so um lixinho no chao nao vai fazer diferença mais e se todo mundo pensar assim
e se todos pensarem uma fumacinha nao faz diferença???
em.. quem vai sofrer com as consequencias somos nos eu quero que as pessoas se concientizem sobre o assunto e melhorem!!!

Laercio vieira

Laercio vieira

11/9/2008 14:29:34
acho que Deus nao vai acabar o
mundo o homem faz o favor de fazer isto sozinho
essa e minha opiniao