Mudanças climáticas tornam planeta mais verde, diz pesquisa

Nem só catástrofes resultam das temidas mudanças climáticas por que o planeta vem passando. Nas últimas duas décadas, a Terra tornou-se significativamente mais verde. O Brasil é um dos países mais `beneficiados`, e a transformação inclui também a Amazônia

  
  

Nem só catástrofes resultam das temidas mudanças climáticas por que o planeta vem passando. Nas últimas duas décadas, a Terra tornou-se significativamente mais verde. O Brasil é um dos países mais `beneficiados`, e a transformação inclui também a Amazônia, apesar do desmatamento.

As descobertas são de um estudo americano publicado na revista `Science`, que mediu o crescimento das plantas com base em imagens e dados de satélites, coletados de 1980 a 2000.

`Nosso estudo propõe que as mudanças climáticas foram a causa principal do aumento na taxa de crescimento das plantas nas últimas duas décadas`, disse, em um comunicado divulgado pela Nasa, a agência espacial dos EUA, o principal autor da pesquisa, Ramakrishna Nemani, da Universidade de Montana.

Em entrevista à CNN, Nemani disse que os `maiores ganhadores foram Índia, Brasil e Canadá`. A Amazônia respondeu por 42% do aumento no crescimento da vegetação.

Nas duas últimas décadas, o mundo passou por três temporadas intensas de El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico que afeta o clima de todo o planeta), mudanças na concentração de nuvens e no padrão das chuvas, especialmente as monções.

A produção de gás carbônico - que as plantas usam para transformar a luz em energia - cresceu 9,3%, em grande parte devido à interferência humana.Os pesquisadores descobriram que as mudanças climáticas amenizaram condições que limitavam o crescimento das plantas.

Na Amazônia, o crescimento das plantas era limitado pela cobertura de nuvens. Nas últimas duas décadas, a cobertura diminuiu. Com isso, as plantas receberam mais luz do sol e puderam crescer mais. Na Índia, as monções tornaram-se mais regulares.

Em áreas onde o problema era o frio, a ligeira elevação da temperatura foi suficiente para a vegetação crescer mais.O estudo foi financiado pela Nasa e o Departamento de Energia dos EUA.

Os cientistas alertam que esse é apenas um aspecto das mudanças climáticas e que o resultado da pesquisa não significa que não seja preciso fazer o que for necessário para controlá-las.

Fonte: CNN

  
  

Publicado por em