Notícias > Ambiente > Nosso Planeta > 

Piauí terá ações conjuntas para a redução dos efeitos das mudanças climáticas

O diretor executivo da CARE Brasil, Markus Brose, o governador do Piauí, Wellington Dias e o presidente da CANTOR CO2e, Steve Drummond, assinaram na sexta-feira, dia 27 de abril, em Nova York (USA), o protocolo de intenções para a ela

30 de Abril de 2007.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

O diretor executivo da CARE Brasil, Markus Brose, o governador do Piauí, Wellington Dias e o presidente da CANTOR CO2e, Steve Drummond, assinaram na sexta-feira, dia 27 de abril, em Nova York (USA), o protocolo de intenções para a elaboração e implementação da política estadual de mudanças climáticas do Piauí.

O documento assinado vigorará pelo prazo de 3 anos e prevê ações conjuntas para a redução dos efeitos das mudanças climáticas com foco em programas de combate à pobreza e desenvolvimento local.

As primeiras ações visadas no protocolo serão implementadas em cerca de 120 dias e farão parte da política de Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Local, Biocombustivel Sustentável e Combate à Pobreza. Esta política estabelece para as próximas décadas um conjunto de normas e diretrizes que possibilitem a adaptação do Piauí às mudanças climáticas aliadas à inclusão social.

Para alcançar este objetivo o governo do Piauí pretende criar um ambiente favorável para a atração de investimentos públicos e privados que promovam o desenvolvimento local.

Esta é uma iniciativa inédita de parceria entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil para trabalhar uma política pública que alie mudanças climáticas ao combate à pobreza. A assinatura do protocolo vem ao encontro do esforço para achar soluções para a redução do impacto do aquecimento global, um dos maiores desafios do planeta para as próximas décadas.

O estado do Piauí possui um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano do Brasil e poderá sofrer grandes impactos com as mudanças climáticas. O aquecimento global no semi-árido nordestino poderia transformar extensas áreas em regiões ainda mais secas, resultando em mudanças profundas na produção agrícola e acesso à água, deixando as populações rurais e urbanas mais vulneráveis.

A CARE Brasil vai elaborar uma proposta de trabalho de combate à pobreza a ser aprovada e executada em conjunto com os demais parceiros. "Nós já estamos vendo os impactos das mudanças climáticas e as comunidades mais empobrecidas serão as mais afetadas", diz Markus Brose, diretor executivo da CARE Brasil.

O Governo do Piauí definirá as diretrizes para as atividades de adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no Piauí, estabelecerá o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza e coordenará suas atividades, entre outras ações previstas.

A Cantor CO2e articulará o apoio e a assistência técnica à Política Estadual, coordenará uma ação estratégica voltada para a definição de parâmetros reconhecidos internacionalmente para biocombustível sustentável e negociará no mercado os créditos de carbono dos projetos gerados no âmbito desta cooperação entre outras atividades.

"Nós estamos muito satisfeitos em trabalhar com a CARE Brasil em um projeto que não só ajuda o meio-ambiente, mas também contribui para o desenvolvimento de comunidades que de outra maneira não seriam financiados" explica Steve Drummond, presidente da CantorCO2e.

Sobre a CARE Brasil:

A CARE Brasil integra a rede da CARE Internacional - uma organização humanitária comprometida com o combate à pobreza em mais de 70 países. No ano passado, contribuiu para que mais de 48 milhões de pessoas tivessem uma vida mais justa e digna. Atualmente a CARE desenvolve no Brasil os programas Sul da Bahia (na Costa do Cacau); Norte do Piauí (entre os municípios de Parnaíba e Pedro II); Rio de Janeiro (no complexo da Maré e Baixada Fluminense); e São Paulo (nos distritos de Perus e Anhangüera).

Os programas contribuem para a melhoria da qualidade de vida local e geram conhecimento que será utilizado pela CARE Brasil em ações de mobilização social como a participação no debate sobre políticas públicas. A CARE desenvolve diversos programas de adaptação ao aquecimento global em diversos países do mundo. No Brasil, iniciará o trabalho de redução dos gases de efeito estufa em comunidades empobrecidas durante o ano de 2007 através do Fundo CARE de Carbono Social.

Sobre o Estado do Piauí:

O Estado do Piauí localiza-se na região nordeste brasileira e possui cerca de 3 milhões de habitantes. O estado possui três tipos de biomas, sendo uma área de transição que contempla o semi-árido nordestino, a pré-Amazônia e o cerrado. O PIB per capita médio é de U$ 1,400 e o IDH é de 0,673.

Sobre a CANTOR CO2e:

CantorCO2e é uma empresa de serviços financeiros para o mercado mundial de energia e meio-ambiente. Formada pela união entre a CO2e.com LLC e a Cantor Environmental Brokerage, a CantorCO2e oferece consultoria estratégica, serviços financeiros e tecnologia limpas, atreladas aos conceitos de Energias Limpas e Gerenciamento de Reduções de Emissões. Possui escritórios centrais em Londres e São Francisco, além de quatorze escritórios espalhados por cinco continentes.

Fonte: Care Brasil

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Revolução Energética mostra o caminho para enfrentar encruzilhada climáticaAstrônomos descobrem planeta parecido com a Terra

 

editar    editar    editar    183 visitas    0 comentários