Presidente da Câmara dos Deputados destaca vantagens do biodiesel

A discussão sobre a produção de um combustível eficiente, a partir de produtos naturais como sementes de mamona e babaçu, está tendo um espaço especial na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Até hoje, sexta-feira (7/11), está sendo realizada a conferê

  
  

A discussão sobre a produção de um combustível eficiente, a partir de produtos naturais como sementes de mamona e babaçu, está tendo um espaço especial na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Até hoje, sexta-feira (7/11), está sendo realizada a conferência `O Biodiesel e a Inclusão Social”.

Participam representantes do Governo Federal, dos estados e municípios, pesquisadores e integrantes de organizações não-governamentais.

VIDEOCONFERÊNCIA

Na quarta-feira (5/11) realizou-se uma videoconferência sobre biodiesel que contou com as presenças do presidente da Câmara, João Paulo Cunha, e da ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, na cerimônia de abertura.

Na avaliação do presidente João Paulo, o Brasil tem todas as condições de se tornar uma potência na produção do biodiesel, a partir da diversidade de matéria-prima que o País possui para a produção deste combustível.

`Porque as culturas que nós temos possibilitam isso. Nós temos a mamona, o babaçu, o dendê, pequi, enfim, nós temos uma quantidade tão grande de produtos naturais que podem levar o Brasil a ser auto-sustentável`, destacou.

PARTICIPAÇÃO DA CÂMARA

Em seu discurso na abertura da videoconferância, o presidente afirmou que é importante a participação da Câmara na discussão sobre o biodiesel, que está sendo debatido no mundo todo e já toma força dentro do Executivo brasileiro.

Ele ressaltou ainda que há uma grande vantagem no uso desse combustível, que é o fato de ser renovável e de produzir uma energia limpa, que não polui o meio ambiente.

MINIUSINA

Em frente ao prédio Anexo II da Câmara, foi montada uma miniusina de produção de biodiesel, a partir de óleos de semente de mamona e babaçu.

Antes de participar da abertura da videoconferência, o presidente João Paulo visitou a exposição que reúne também veículos e geradores movidos a biodiesel, trabalhos de pesquisa e protótipos desenvolvidos por centros tecnológicos do País.

A conferência e a exposição sobre Biodiesel estão sendo promovidas pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados, presidido pelo deputado Luiz Piauhylino (PTB-PE).

Fonte: Agência Câmara

  
  

Publicado por em