Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Ambiente > Nosso Planeta > 

Um eco distante

Em todas as negociações internacionais das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, o grupo de ONGs presentes publicam diariamente o

3 de Junho de 2009.
Publicado por Equipe EcoViagem  

ONGs atuam de diversas maneiras para influenciar as negociações internacionais. Reuniões com delegados, apresentação de estudos relevantes, protestos são somente algumas das ferramentas disponíveis. Existem várias outras.

Por exemplo, em todas as negociações internacionais das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, o grupo de ONGs presentes publicam diariamente o "ECO", publicação de duas páginas sobre os principais temas que foram, serão ou devem ser discutidos. Por ser curto, quase todos os negociadores presentes na reunião lêem a publicação.

O "ECO" possui uma longa história já que é publicação presente em grandes conferências desde a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente de 1972 em Estocolmo, Suécia. Nas negociações climáticas, a publicação do "ECO" é feita pela Rede de Ação para o Clima (CAN), da qual a rede WWF faz parte.

Ao contrário da publicação oficial das Nações Unidas para o evento (que resume todos os maiores acontecimentos dos dias anteriores), a "ECO" não carece de bom humor. Piadas e caricaturas são comuns.

Por exemplo, na última publicação, foi reproduzido uma caricatura que apareceu no Nikkei, a revista de negócios mais importante do Japão.

Nela, o Primeiro Ministro Tara Aso foi desenhado em cima de um gigantesco robô (aproveitando o interesse do Primeiro Ministro em Mangás e do povo japonês por robôs gigantes - quem não se lembra de Gundam?) enfrentando os inimigos: "Recessão" e "Mudanças Climáticas".

A caricatura procura convencer o Primeiro Ministro a aceitar a arma mais poderosa do robô, uma redução de 25% das emissões japonesas até 2020, para acabar com os inimigos. Esperamos que ele se espelhe no Astro Boy e faça a coisa certa.

Fonte: WWF

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Mudanças climáticas prejudicam a luta da China contra a pobrezaQuerida, Sumiram com a Biodiversidade!

 

editar    editar    editar    28 visitas    0 comentários