Nova espécie de macaco é descoberta na Índia

Um espécie de macaco desconhecida pela Ciência até hoje foi descoberta em uma área remota da Índia por um grupo de pesquisadores de vários países. Ele foi batizado de macaco de Arunachal em homenagem ao nome do Estado da região nordeste da Índia onde foi

  
  

Um espécie de macaco desconhecida pela Ciência até hoje foi descoberta em uma área remota da Índia por um grupo de pesquisadores de vários países. Ele foi batizado de macaco de Arunachal em homenagem ao nome do Estado da região nordeste da Índia onde foi descoberto, Arunachal Pradesh.

Os cientistas se mostraram surpresos pelo primata não ter sido descoberto antes em um país tão populoso como a Índia. O macaco, cujo nome científico é Macaca munzala tem uma cauda relativamente pequena, dado o seu tamanho. Ele será descrito na próxima edição da publicação científica `International Journal of Primitology`.

Descobertas :

`Embora o macaco seja novo para a Ciência, ele é conhecido pela população que vive nesta montanhosa região, próxima ao Himalaia`, disse D. Madhusudan, cientista membro da expedição.

A nova espécie, que na língua local é chamado de `macaco da floresta mais profunda`, é um dos primatas encontrados em altitudes mais altas, tendo sido registrado entre 1.600 e 3.500 metros acima do nível do mar. Esses animais não são alvo de caça predatória, mas a população local os mata por vingança quando alguns roubam suas colheitas.

A equipe de cientistas ainda não sabe se a espécie corre risco de extinção. Antes desta, a última descoberta confirmada de uma nova espécie de macacos havia acontecido em 1903, na Indonésia.

Expedições recentes à região levaram a descoberta de outras espécies de animais de grande porte, como cervos e bodes. As descobertas levaram o governo a estipular que a região se tornasse uma reserva ambiental protegida pela lei.

Fonte: BBC Brasil

  
  

Publicado por em