O ar condicionado sem revisão apresenta perigo para a saúde

O sistema de ar condicionado central utilizado em shoppings, condomínios, hospitais, teatros, cinemas, restaurantes, bancos , pode causar diversas doenças transmissíveis pelo ar, caso sua tubulação não seja limpa periodicamente. A advertência é do esp

  
  

O sistema de ar condicionado central utilizado em shoppings, condomínios, hospitais, teatros, cinemas, restaurantes, bancos , pode causar diversas doenças transmissíveis pelo ar, caso sua tubulação não seja limpa periodicamente.

A advertência é do especialista em vigilância sanitária, Dr. Rui de Andrade Dammenhain. `As paredes dos tubos parecem cavernas com alta concentração de ácaros, bactérias, fungos e transmissores de doenças`.

Mesmo os aparelhos individuais instalados em apartamentos,casas, e até mesmo em automóveis precisam passar por processos de limpeza e trocas de filtros. A falta destes cuidados pode acarretar o aparecimento de conjuntivites, problemas respiratórios como bronquite , e uma série de outras reações alérgicas.

No verão época em que o aparelho é utilizado com mais freqüência, a limpeza deve ser mais rigorosa. `Todas os estabelecimentos que utilizam o sistema de ar condicionado central devem possuir o Plano de Manutenção Operacional e Controle (PMOC), exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)`, explica o especialista.

Outro fator importante é a escolha correta da empresa que fará a manutenção, como também os produtos utilizados, `tanto a empresa como os produtos utilizados devem estar registrados na Anvisa`, comenta Dammenhain, que também é diretor do Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária.

Fonte: RS Press

  
  

Publicado por em