O design preocupado com o meio ambiente

Atenta para a questão do meio ambiente, a Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida lançou o curso de pós–graduação lato sensu em `Ecodesign: atributos ambientais no Design`. Pioneiro no Brasil, o curso tem como objetivo ampliar o concei

  
  

Atenta para a questão do meio ambiente, a Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida lançou o curso de pós–graduação lato sensu em `Ecodesign: atributos ambientais no Design`.

Pioneiro no Brasil, o curso tem como objetivo ampliar o conceito de Design, relacionando-o a questões ambientais, e refletir sobre o posicionamento do homem contemporâneo em seu meio ambiente.

Sabe-se que o destino do lixo é um problema sério carente de solução. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000, realizada pelo IBGE, o lixo produzido diariamente no Brasil chegou a 125.281 toneladas naquele ano.

Considerando essa realidade, o ecodesign surge com uma preocupação com a utilização de materiais próprios para o reaproveitamento já na etapa de concepção do produto,contribuindo para diminuição do lixo urbano.

O plástico biodegradável, já utilizado em países da Europa, é um exemplo. Ele degrada-se no ambiente e ainda pode ser utilizado como nutriente. Algumas indústrias já estão
modificando seus produtos através da ótica do ecodesign. A Mercedez Benz está substituindo o poliuretano dos assentos do carro Classe A, por fibra de coco.

A UVA, inserida neste contexto, e no novo processo de adaptação tecnológica, abre espaço para que profissionais desenvolvam o contato com a criação através do estudo da sustentabilidade e do ecodesign.

Preocupado com as questões atuais, o curso oferece disciplinas como: Tecnologias e energias alternativas,Materiais e processos de transformação, Design para a sustentabilidade, entre outras.

O curso é coordenado por Leila Lemgruber Queiroz, Mestre em Design pela Puc-Rio. Direcionado para profissionais de nível superior, abrange as áreas de Arquitetura, Engenharia, Design e outras que trabalham com a criatividade e sua relação com o meio ambiente. A carga horária é de 360 horas e as aulas acontecem nos campi Barra e Tijuca. Mais informações pelo telefone (21) 2574-8888 ou pelo site.

Fonte:Assessoria de Imprensa - UVA

  
  

Publicado por em