O Instituto Oceanográfico de Santos-SP, um centro de pesquisas inédito, será inaugurado hoje

A Baixada Santista, em especial a cidade de Santos, vai ganhar um novo centro de pesquisas, inédito na Região, que pretende abrir novos caminhos e fazer grandes descobertas na área ambiental. Trata-se do Instituto Oceanográfico de Santos - IOS, que tem co

  
  

A Baixada Santista, em especial a cidade de Santos, vai ganhar um novo centro de pesquisas, inédito na Região, que pretende abrir novos caminhos e fazer grandes descobertas na área ambiental. Trata-se do Instituto Oceanográfico de Santos - IOS, que tem como foco, especialmente, as questões ligadas aos ecossistemas aquáticos, amrinhos, litorâneos e insulares. O IOS está instalado no Campus Ponta da Praia.

A cerimônia de inauguração, que acontece nesta quinta-feira, dia 10, às 20 horas, vai contar com exposição de náutico-modelismo “História da Navegação”, com mais de quinze réplicas de embarcações de todo o mundo. A mostra é auto-explicativa, pois em cada peça há indicação e comentários sobre a obra.

Outra atração da noite será a réplica do navio Titanic, com 1,20m de comprimento, cuja precisão e riqueza de detalhes são impressionantes. Amanhã (11/4), o local estará aberto à visitação monitorada, das 9 às 18 horas.

A abertura do evento será marcada pelo batismo do barco “Lugano”, trawlleer de 47 pés, abastecido com diversos equipamentos oceanográficos que possibilitam uma navegação oceânica segura e o credencia como um dos mais bem estruturados laboratórios flutuantes do litoral brasileiro.

A patrona da embarcação, a reitora da Unimonte, Maria Ottilia Pires Lanza, fará o batismo no pier do Clube de Pesca de Santos, localizado em frente ao Campus Ponta da Praia.

Trabalhos :

Mesmo antes de sua inauguração oficial, os pesquisadores do IOS já trabalhava a todo vapor, em pesquisas e consultorias, como o Projeto Petrobrás, onde foi feito todo um mapeamento para verificar a sensibilidade do litoral paulista em relação a possíveis derramentos de petróleo.

Outra ação desenvolvida diz respeito ao Projeto Balneabilidade, que vem estudando novos critérios para a avliação da balneabilidade das praias santistas.

O estabelecimento de parcerias com empresas privadas, órgãos públicos ongs e demais entidades nacionais e internacionais que, de alguma forma, estejam compromissadas com a questão ambiental, é uma das prioridades do Instituto.

“O IOS trará soluções para questões ambientais, buscando o consenso entre as partes envolvidas. Vamos agilizar o atendimento a empresas que necessitam desse tipo de serviço, de uma forma economicamente mais viável, por estarmos ligados à uma universidade”, explica a diretora do IOS, doutora Silvia Maria Sartor.

Vantagens :

A localização estratégica - Baixada Santista, a uma hora de São Paulo - também é um ponto positivo. Nesse cenário propício, o IOS vai garantir à toda comunidade, acesso contínuo às informações decorrentes da investigação permanente e abrangente dos ecossistemas costeiros, conscientizando a população local e turistas sobre a importância de unir esforços para a conservação dos recursos ambientais, buscando o equilíbrio que o desenvolvimento sustentado requer.

Além do trabalho de pesquisa e consultoria, o IOS vai desenvolver diversos cursos de extensão, entre eles, Mamíferos Aquáticos; Ecossistemas Marinhos; Mergulho; Arrais Amador; Nautico-Modelismo; Navegação; e muitos outros. Futuramente, será instalado, no local, um Museu Interativo, com acervo permanente e exposições itinerantes. O local será aberto à visitação para toda comunidade, inclusive para grupos de alunos de escolas e universidades.

Fonte: Assessora de Imprensa UNIMONTE

  
  

Publicado por em