O Ministério do Meio Ambiente lança livros sobre biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente está lançando mais duas publicações da série Biodiversidade: Estratégias Nacionais de Biodiversidade na América do Sul: Perspectivas para Cooperação Regional, em português, espanhol e inglês, e o Segundo Relatório Nacional do

  
  

O Ministério do Meio Ambiente está lançando mais duas publicações da série Biodiversidade: Estratégias Nacionais de Biodiversidade na América do Sul: Perspectivas para Cooperação Regional, em português, espanhol e inglês, e o Segundo Relatório Nacional do Brasil para a Convenção sobre Diversidade Biológica, em português e inglês.

Um dos objetivos das publicações é subsidiar ações de conservação da biodiversidade na América do Sul, continente que tem seis dos 17 membros do Grupo de Países Megadiversos.

`Estratégias Nacionais de Biodiversidade na América do Sul: Perspectivas para Cooperação Regional` é um relato de um encontro de países da América do Sul, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em dezembro de 2003, para estudar estratégias de cooperação e intercâmbio.

As informações poderão orientar iniciativas de cooperação para a implementação dos compromissos da Convenção sobre Diversidade Biológica na América do Sul.

`Diante da semelhança dos contextos geográfico, climático, histórico, econômico e político desses países, é natural que exista semelhança também nos problemas por eles enfrentados. Compartilhar problemas conduz sempre à possibilidade de compartilhar também soluções`, diz a ministra Marina Silva, no prefácio do livro.

O Segundo Relatório Nacional do Brasil para a Convenção sobre Diversidade Biológica apresenta o grau de implementação da CDB - Convenção sobre Diversidade Biológica no Brasil até dezembro de 2002.

A publicação contém as 377 questões do questionário do Guia para Relatórios Nacionais, estabelecido pelas Partes da Convenção respondidas por meio de processo de consulta aos setores gestores da biodiversidade brasileira.

As publicações serão distribuídas para universidades, ONGs, Ministérios de Meio Ambiente dos países da América do Sul e organismos internacionais de cooperação. Esses e outros títulos podem ser solicitados ao CID Ambiental - Centro de Informações e Documentação do MMA .

Fonte: MMA

  
  

Publicado por em