Ongs buscam mobilização pelo ecodesenvolvimento das montanhas

A importância dos ecossistemas de montanha esteve incluída entre os temas discutidos em Porto Alegre (RS), no III Fórum Social Mundial, dando continuidade ao esforço de mobilização pelo ecodesenvolvimento das montanhas, iniciado em agosto de 2002 no Parqu

  
  

A importância dos ecossistemas de montanha esteve incluída entre os temas discutidos em Porto Alegre (RS), no III Fórum Social Mundial, dando continuidade ao esforço de mobilização pelo ecodesenvolvimento das montanhas, iniciado em agosto de 2002 no Parque Nacional do Itatiaia, situado nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A oficina "Por que somos todos gente de montanha?", promovida pela Crescente Fértil, Instituto Autopoiésis e Torba Soils & Societes, reuniu 55 participantes e resultou em decisões concretas para ampliar a mobilização nacional, destacando-se:

-1. Realizar o II Encontro Nacional em Urubici - SC

-2. Discutir a definição de MONTANHA utilizada pela legislação brasileira.

- 3. Promover o levantamento de informações sociais sobre as montanhas brasileiras - população, área para referenciar um documento de justificativa para o estabelecimento de uma política nacional.

-4. Promover a criação de comitês estaduais para os ecossistemas de montanha.

-5. Encaminhar a Carta para o Ecodesenvolvimento das Montanhas à Ministra do Meio Ambiente. No evento, que contou com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia e Aliança por um mundo responsável, plural e solidário, foram lançados os Anais do seminário realizado no Parque do Itatiaia.

Fonte: Crescente Fértil

.

  
  

Publicado por em