ONU promove concurso fotográfico internacional sobre o meio ambiente

Profissionais e amadores estão sendo convidados neste momento a tirar as tampinhas de proteção de suas câmeras e carregá-las para o maior concurso mundial de foto ambiental. Como parte das comemorações anuais do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Barcelo

  
  

Profissionais e amadores estão sendo convidados neste momento a tirar as tampinhas de proteção de suas câmeras e carregá-las para o maior concurso mundial de
foto ambiental.

Como parte das comemorações anuais do Dia Mundial do Meio Ambiente, em Barcelona, na Espanha, o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) está lançando seu quarto Concurso Fotográfico Internacional sobre o Meio Ambiente, patrocinado mais uma vez pela Canon Inc.

Dezenove lançamentos paralelos, além de Barcelona, foram planejados em importantes cidades e centros ao redor do mundo, como Beirute, Buenos Aires, Dacar, Nova Iorque e Tóquio.

O Concurso Fotográfico Internacional sobre o Meio Ambiente 2004-2005 da UNEP acontecerá até 24 de outubro de 2004 e está aberto a todas as nacionalidades e idades.

Também apóiam o concurso: Japan Airlines (JAL), TIME Magazine, National Geographic Society e Earth Report/ Television Trust for the Environment.

Um prêmio de US$20.000 será concedido ao ganhador da categoria Geral, que está aberta a candidatos com idade igual ou superior a 25 anos. Também há categorias separadas e prêmios em dinheiro para “Jovens” e “Crianças”.

Klaus Toepfer, diretor executivo da UNEP, disse: “Os três últimos concursos obtiveram grande sucesso, gerando enorme interesse da comunidade fotográfica e significativa conscientização pública sobre questões ambientais em nível global. Novamente, somos extremamente gratos à Canon pelo seu patrocínio e às empresas e organizações que promoverão este importante evento.”

Fujio Mitarai, presidente e CEO da Canon Inc., afirmou:“Nossa filosofia corporativa é o kyosei, que significa viver e trabalhar juntos para o bem comum. De acordo com essa filosofia, acreditamos que uma coexistência harmoniosa com a natureza e o meio ambiente é essencial para que a sociedade alcance o desenvolvimento sustentável. Espero que os fotógrafos que participarem deste concurso, por meio das imagens que capturarem, possam compartilhar o ideal da filosofia kyosei com o mundo.”

O quarto concurso, como os anteriores, conseguiu total apoio da família das Nações Unidas através do Departamento de Informações Públicas dessa organização e de mais de 20 agências que são membros do Grupo de Comunicações das Nações Unidas.

Para devolver a saúde ao planeta Terra, às pessoas, aos animais e aos ecossistemas, são necessárias ciências, avaliações e políticas aprofundadas, sugere Toepfer.

“Mas também é necessária uma expansão do
espírito humano, com sua capacidade de compaixão, justiça e respeito. As imagens, desde os tempos primitivos, têm sido fontes de inspiração e de contemplação capazes de revelar a alegria e a tragédia do nosso lugar no mundo”, acrescenta.

“Espero que as fotos enviadas ao quarto concurso, como as dos concursos anteriores, possam ajudar a catalisar as mudanças políticas e sociais necessárias para alcançar nossos objetivos e nossas metas sobre questões que vão desde água e saneamento até a vida selvagem, o lixo e a redução da pobreza. Espero que elas também deleitem e iluminem, ao mesmo tempo em que tragam à atenção do público global novos nomes e uma nova geração de fotógrafos talentosos”, disse.

Serviço:

O Concurso Fotográfico Internacional sobre o Meio Ambiente 2004 -2005 da UNEP premiará o primeiro, o segundo e o terceiro colocados de cada uma das categorias: Geral, Jovens e Crianças.

A categoria Jovens está aberta a pessoas de 15 a 24 anos de idade. A categoria Crianças está aberta a qualquer pessoa com até 14 anos de idade.

O novo concurso não fará distinção entre diferentes tecnologias, julgando lado a lado trabalhos analógicos e digitais.

A ilustre banca de jurados, liderada por Takeyoshi Tanuma, do Japão, contará com Sebastião Salgado, do Brasil, Raghu Rai, da Índia, Susan Meiselas, dos Estados Unidos, e Enny Nuraheni, da Indonésia, todos fotógrafos de renome mundial.

Cidades que lançarão o concurso

África: Dacar, Nairóbi, Pretória

América: Buenos Aires, Cidade do México, Nova Iorque, Rio de Janeiro

Ásia: Bancoc, Beirute, Moscou, Nova Délhi, Pequim, Seul, Tóquio

Europa: Barcelona, Genebra, Londres, Paris, Sófia

Oceania: Sydney

Detalhes completos sobre o regulamento do concurso, informações sobre como enviar fotografias nos formatos impresso e eletrônico, e um formulário de inscrição podem ser obtidos na internet.

Fonte: Andreoli/ Manning, Selvage & Lee

  
  

Publicado por em

Adalmir chixaro

Adalmir chixaro

17/02/2009 03:23:25
acho tudo legal.....gostaria da ficha de inscrição

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Adalmir, O Portal EcoViagem é um veículo de comunicação ao qual não tem vínculo com as empresas anunciantes. Para obter as informações necessárias, contate diretamente a empresa anunciante. Agradecemos seu contato. Portal EcoViagem
Adalmir chixaro

Adalmir chixaro

12/09/2008 12:40:50
como consigo a ficha de inscrição p participar....abraços