Operador logístico brasileiro conquista ISO de gestão ambiental

Preocupada em prestar um serviço de valor aos clientes e aumentar a eficiência de suas operações, a McLane do Brasil é o primeiro operador logístico a conquistar as três certificações referentes

  
  

Preocupada em prestar um serviço de valor aos clientes e aumentar a eficiência de suas operações, a McLane do Brasil é o primeiro operador logístico a conquistar as três certificações referentes à qualidade – ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 9001:2000 (Gestão da Qualidade) e OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional). Internamente, o projeto é intitulado SIG (Sistema Integrado de Gestão) e tem como objetivo conscientizar seus colaboradores quanto à responsabilidade socioambiental.

"Atualmente, a maioria das grandes corporações exigem que seus fornecedores estejam preocupados com a qualidade dos serviços, impactos ambientais, perigos e riscos que a operação pode oferecer aos seus colaboradores e ao meio ambiente", afirma a gerente de Recursos Humanos e Qualidade & Métodos da McLane, Sandra Sabaté.

A executiva explica que o SIG coloca a companhia do grupo Berkshire Hathaway um passo à frente de outros provedores brasileiros, já que as certificações comprovam excelência e preocupação com a melhoria contínua das operações.

Para conquistar o SIG, a McLane realizou uma série de modificações em seus quatro centros de distribuição (CDs), sendo três em São Paulo – Barueri, Anhangüera e Cajamar, um em Camaçari (BA) e outro em Canoas (RS). Primeiramente, a empresa adotou o método 5S em organização e limpeza e padronizou todos os procedimentos das unidades.

Depois introduziu diversas práticas ambientais, como a reciclagem de papel, papelão e plástico, separação do óleo e tratamento da água enviada à rede pública após a manutenção das empilhadeiras, o correto descarte dos produtos, o controle de vazamento de óleo e nível de gás carbônico emitidos pelos caminhões, entre outros.

Em abril, a companhia resolveu instalar coletores seletivos no CD Barueri e desde então conquistou resultados bastante expressivos. Em apenas três meses, foram recolhidos 5,5 mil quilos de papelão e mais de 13 toneladas de plásticos coletados.

Com as novas práticas, a companhia intensificou ainda os investimentos no treinamento dos funcionários, principalmente, nas áreas de segurança no trabalho e meio-ambiente. “Estamos conseguindo conscientizar nossos colaboradores no que tange a qualidade, meio ambiente e segurança. A McLane acredita e ensina que cada um é responsável por sua integridade física e daqueles que estão ao seu redor, e também espera que estes ensinamentos transcendam ao ambiente profissional”, finaliza Sandra.

Fonte: Versatil Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em