Organizações ambientalistas lançam livro sobre a Mata Atlântica

As organizações ambientalistas Núcleo Amigos da Terra Brasil, Amigos da Terra Internacional (Friends of the Earth International) e WWF-Brasil lançam hoje o livro `Mata Atlântica - A floresta em que vivemos`. Em linguagem acessível ao público geral, o

  
  

As organizações ambientalistas Núcleo Amigos da Terra Brasil, Amigos da Terra Internacional (Friends of the Earth International) e WWF-Brasil lançam hoje o livro `Mata Atlântica - A floresta em que vivemos`.

Em linguagem acessível ao público geral, o livro tem 71 páginas com informações e fotografias que apresentam as diversas formações vegetais que compõem o bioma Mata Atlântica.

Dados sobre espécies em extinção, o processo e as causas da destruição da floresta, assim como exemplos e caminhos de restauração, conservação e uso sustentável do segundo ecossistema florestal mais ameaçado de extinção do mundo, também fazem parte da obra.

Além da publicação, as instituições estão lançando também um folheto informativo sobre a Mata Atlântica para ser usado amplamente como material de apoio na ações de educação ambiental e conscientização sobre a situação delicada em que se encontra a floresta.

Com tiragem de 10 mil exemplares e impressos em papel reciclado, os livros serão doados prioritariamente para bibliotecas de escolas e universidades, bem como a instituições governamentais e da sociedade civil relacionadas com a temática ambiental, como agências e órgãos de licenciamento e fiscalização, secretarias de educação e meio ambiente municipais e estaduais. Posteriormente, será lançada uma edição em inglês, que visa levar ao conhecimento de organizações de outros países o conceito de Floresta Atlântica.

O Núcleo Amigos da Terra Brasil, entidade que idealizou a obra, pretende que o conceito de Domínio da Mata Atlântica seja compreendido pela sociedade brasileira. Para tanto, obteve apoio da federação a qual pertence - Friends of the Earth International - e do WWF-Brasil.

O coquetel de lançamento do livro, que acontecerá às 19 horas no auditório do Núcleo de Canela da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Canela (RS), contará com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação, do IBAMA, Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar e dos principais órgãos ambientais governamentais e não-governamentais no Rio Grande do Sul. Na ocasião, serão formalizadas as doações de livros para as instituições governamentais presentes.

WWF-Brasil

Uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, com sede em Brasília, com atuação nacional para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a proteção da biodiversidade e o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Faz parte da rede ambientalista mundial WWF, que congrega organizações similares de mais de 30 países e com atuação em todos os continentes.

Núcleo Amigos da Terra Brasil - Prioriza ações visando que políticas públicas considerem fortemente as questões ambientais A entidade gaúcha vem promovendo e participando de diversas campanhas no decorrer das últimas décadas. No momento procura mostrar o impacto da mineração e queima de carvão mineral para a Floresta Atlântica, assunto ainda pouco conhecido dos brasileiros

Fonte: AssCom do WWF

  
  

Publicado por em