Parceria entre a Sema e o Sindigraf-RS criará Guia Técnico Ambiental da Indústria Gráfica

Uma parceria entre a SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul criará o Guia Técnico Ambiental da Indústria Gráfica (Sindigraf-RS). `Trata-se de um mapeamento das empresas gráficas do Estado co

  
  

Uma parceria entre a SEMA - Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Sindicato da Indústria Gráfica no Rio Grande do Sul criará o Guia Técnico Ambiental da Indústria Gráfica (Sindigraf-RS).

`Trata-se de um mapeamento das empresas gráficas do Estado com orientações para o destino dos resíduos químicos e controle ambiental`, resumiu o secretário José Alberto Wenzel da SEMA.

Foi formado um grupo de trabalho onde técnicos da SEMA, da FEPAM - Fundação de Proteção Ambiental e Sindigraf-RS começam a definir um cronograma de trabalho.

`Sómente com uma ação integrada será possível atender as exigências das leis ambientais e ao mesmo tempo continuar desenvolvendo a indústria gráfica`, disse Carlos Evandro Alves da Silva, presidente do Sindigraf-RS.

Atualmente mais de 1.500 empresas gráficas são filiadas ao sindicato. Uma das maiores preocupações do Sindigraf-RS é a pressão realizada pelos órgãos ambientais sobre os destino dado aos produtos químicos produzidos pelas gráficas.

`Como não temos o poder de polícia, queremos a participação do Estado`, afirma o presidente do Sindigraf-RS.

A idéia de criar um Guia Técnico surgiu através de uma experiência êxitosa realizada em São Paulo entre a Abigraf - Associação Brasileira da Indústria Gráfica, governo do Estado e órgãos ambientais.

`A iniciativa foi muito bem recebida pelos gráficos de São Paulo, por isso, resolvemos importar a idéia e apresentá-la a SEMA`, revelou o presidente da Sindigraf-RS.

Ainda participaram da elaboração e aplicação do Guia Técnico a Secretaria Estadual da Fazenda e a Fiergs - Fundação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: AssCom Sema

  
  

Publicado por em