Pássaros silvestres são apreendidos em Ilhabela-SP

A Polícia Ambiental apreendeu na quarta-feira, dia 05, em Ilhabela cerca de 11 pássaros silvestres presos em gaiolas com sinais de maus tratos e mutilações depois de receber denúncias anônimas. O fiscal Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente,

  
  

A Polícia Ambiental apreendeu na quarta-feira, dia 05, em Ilhabela cerca de 11 pássaros silvestres presos em gaiolas com sinais de maus tratos e mutilações depois de receber denúncias anônimas. O fiscal Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Lins, acompanhou a polícia para registrar as apreensões e a Veterinária da prefeitura Olga L. I. Souza chamada para fazer o laudo.

Uma apreensão foi realizada em uma residência no bairro do Perequê que mantinham presos oito pássaros entre eles duas Coleirinhas, um Papagaio, dois Canários da Terra, dois Sabias Pretos e um Periquito Australiano, que, apesar de não pertencer a fauna brasileira foi apreendido devido aos maus tratos. Na mesma casa foi encontrado um alçapão.

No Morro dos Mineiros foram encontrados mais três animais entre eles dois Periquitos Silvestres e um Azulão, que está em extinção no Brasil. Segundo informações obtidas no local o Azulão chega a ser comercializado ilegalmente por até R$100 reais.

Segundo o laudo os animais apresentavam vários tipos de lesões corporais (como cabeça e bico indicando uma tentativa de sair da gaiola), mutilações (como asas cortadas), além dos maus tratos (como gaiolas sujas).

Os dois proprietários vão responder processo por manter animal silvestre em cativeiro (artigo 29 da lei 9605/98). Os pássaros foram encaminhados para a Fundação Animale, em São Sebastião, sob a responsabilidade do biólogo André Rossi, onde darão todo tratamento de readaptação se necessário e depois de preparados soltos em seu habitat natural.

A veterinária da prefeitura alerta que, além de ser um crime, manter pássaros silvestres em cativeiro pode ocasionar no curto período de vida do animal devido a fatores como a falta de alimentação adequada e espaço para vôo.

Denúncias :

Polícia Ambiental (12)3862-0811

Prefeitura de Ilhabela com Olga (12)3896-9222

Quem quiser adquirir um pássaro silvestre legalmente deve entrar em contato com o IBAMA – São Sebastião (12) 3892-5573

Fonte: Ibama

  
  

Publicado por em