Pesquisa de monitoramento de tubarões em Pernambuco recebe 350 mil

O governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife assinaram um convênio para investir R$ 350 mil na pesquisa de monitoramento de incidentes com tubarões na costa do estado. O trabalho vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Pesca da Universidade Fe

  
  

O governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife assinaram um convênio para investir R$ 350 mil na pesquisa de monitoramento de incidentes com tubarões na costa do estado.

O trabalho vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) desde o ano passado, com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Além do monitoramento da costa, os pesquisadores capturam animais para estudo de hábitos alimentares e biologia reprodutiva e promovem ações de educação ambiental junto aos banhistas.

Segundo o coordenador da pesquisa, Fábio Hazin, o objetivo é identificar as causas dos ataques e adotar medidas preventivas. `Estamos há quase um ano sem registro de ataques`, disse.

Nos últimos 13 anos aconteceram 46 ataques de tubarões no litoral de Pernambuco, com 17 vítimas fatais. Segundo os pesquisadores da UFRPE, a média mundial de mortes por ataques de tubarões é de 12% , enquanto em Pernambuco o percentual é de 37%.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em