Pesquisa demonstra que conhecimento aumenta a aceitação dos transgênicos

Quanto maior a informação, maior a aceitação, especialmente quando o assunto são transgênicos. Esse é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pelo Ibope com 400 pessoas que assistiram a campanha de desmitificação dos transgênicos veiculada naciona

  
  

Quanto maior a informação, maior a aceitação, especialmente quando o assunto são transgênicos. Esse é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pelo Ibope com 400 pessoas que assistiram a campanha de desmitificação dos transgênicos veiculada nacionalmente em dezembro do ano passado pela Monsanto.

Os dados mostram que entre os entrevistados, 68% já tinham opinião a favor ou neutra sobre alimentos transgênicos e, após assistirem a campanha, 77% passaram a se declarar como favoráveis ou neutros sobre o tema.

Para a elaboração da pesquisa, o Ibope realizou 400 entrevistas telefônicas com pessoas de idade entre 16 e 64 anos, classes A e B, nas seguintes capitais: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ),Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).

Os dados também mostram que 60% dos entrevistados acreditam que os alimentos transgênicos trazem benefícios para a população. E mais: 81% afirmam concordar com a afirmação de que a agricultura com biotecnologia pode melhorar nossa qualidade de vida.

A pesquisa demonstrou que 70% dos entrevistados concordam com o fato que os transgênicos diminuem o uso de agrotóxicos e 60% acreditam que os alimentos transgênicos trazem benefícios para a população.

E mais: 81% afirmam concordar com a afirmação de que a agricultura com biotecnologia pode melhorar nossa qualidade de vida.

`Os resultados comprovam que o problema não é a aceitação dos transgênicos, mas a falta de conhecimento sobre o tema. Quando a população tem acesso a informações corretas que sejam baseadas em informações científicas e sem desvios ideológicos, a aceitação aumenta`, afirma Lúcio Mocsányi, diretor de comunicação da Monsanto.

A campanha nacional para desmitificar os transgênicos foi veiculada pela Monsanto de 8 a 28 de dezembro de 2003 e teve como público-alvo donas-de-casa, mães e estudantes. Mais informações da pesquisa poderão ser vistos no site da Monsanto em breve.

Atuando no segmento da agricultura brasileira há mais de 50 anos, a Monsanto desenvolve e comercializa sementes convencionais e herbicidas, oferendo ao agricultor produtos da mais alta qualidade e que tem contribuído para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola brasileiro.

A empresa gera hoje mais de 1700 empregos diretos e 7000 indiretos, investe mais de US$ 600 mil dólares por ano em ações voltadas para o bem-estar da comunidade e a preservação ambiental, foi considerada pela 4ª vez consecutiva como uma das 100 Melhores Empresas para e Trabalhar no Brasil, além de ter investido, apenas nos últimos anos, cerca de US$ 800 milhões na expansão e modernização de suas unidades industriais em diversos estados brasileiros.

Antes de assistir esse comercial, qual era a opinião sobre os alimentos transgênicos?

· Favorável 24%

· Neutro 44%

· Contra este tipo de alimento 27%

· Não sabe responder 6%

Após assistir este comercial, qual a sua opinião sobre os alimentos transgênicos?

· Favorável 45%

· Neutro 32%

· Contra este tipo de alimento 20%

· Não sabe responder 4%

Fonte:CDI

  
  

Publicado por em