Pesquisadores desenvolvem bebida de cupuaçu semelhante ao leite achocolatado

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem bebida de cupuaçu semelhante ao leite achocolatado Uma bebida láctea rica em proteínas e semelhante ao leite achocolatado, produzida a partir das sementes de cupuaçu, foi desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de

  
  

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem bebida de cupuaçu semelhante ao leite achocolatado
Uma bebida láctea rica em proteínas e semelhante ao leite achocolatado, produzida a partir das sementes de cupuaçu, foi desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp).

Os experimentos, realizados por uma equipe coordenada pelo professor da FEA Nelson Horacio Pezoa García, mostraram a alta qualidade nutricional das proteínas da semente para substituir as proteínas do leite.

De acordo com a pesquisa, foram obtidos concentrados com 31,18% de proteína e isolados com 64,33% de proteína a partir das sementes de cupuaçu, fruta originária da região amazônica que pertence à mesma família e gênero do cacau. A novidade, com alto valor nutritivo, pode ser disponibilizada em pó ou líquido.

`A bebida pode ser produzida com proteína concentrada ou isolada da semente de cupuaçu. Para preparar um similar ao achocolatado, sementes frescas com polpa foram fermentadas, secas, torradas, decorticadas, moídas, desengorduradas e alcalinizadas, de modo a obter o pó`, disse García à Agência FAPESP.

`O tratamento de alcalinização feito no pó objetiva o aumento da solubilização, dispersão e melhoramento da cor.`

A polpa do cupuaçu é largamente comercializada em todo o pais por ter sabor agradável e inúmeras aplicações, como sucos, iogurtes, sorvetes e geléias.

`Mas, na região amazônica, as empresas processadoras da polpa descartam quase a totalidade das sementes, que acabam sendo utilizadas como adubo. Uma pequena parte é aproveitada em produtos similares ao chocolate e na obtenção de gorduras para produtos cosméticos`, disse García.

`A idéia é promover a utilização dessas sementes que são descartadas, diminuindo os custos na produção de uma bebida altamente nutritiva.`

Segundo García, os ensaios biológicos comprovaram que a proteína das sementes de cupuaçu tem alta qualidade nutricional, superior a de outras proteínas vegetais como às do próprio cacau.

`Na bebida de cupuaçu, é possível ter o mesmo teor de proteínas de um achocolatado tradicional formulado com leite de vaca, com um custo bem inferior`, disse García.

Fonte: Agência Fapesp


  
  

Publicado por em

Vera mendes

Vera mendes

05/12/2008 09:21:21
gostaria de saber a respeito deste achocolatado quanto a custo e informaçoes sobre qualidade,o po em si tem as mesmas caracteristicas e sabor?