Pesquisadores reduzem poder infeccioso do HIV

Pesquisadores norte-americanos conseguiram reduzir em 90% o poder infeccioso do vírus da Aids depois de bloquear a função de um grupo de proteínas que permite ao HIV contornar as defesas imunológicas do organismo e reproduzir-se. Eles identificaram as

  
  

Pesquisadores norte-americanos conseguiram reduzir em 90% o poder infeccioso do vírus da Aids depois de bloquear a função de um grupo de proteínas que permite ao HIV contornar as defesas imunológicas do organismo e reproduzir-se.

Eles identificaram as proteínas que conferem esse poder ao vírus e afirmaram que a descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos medicamentos. O estudo foi publicado hoje na revista Science.

`Descobrimos um novo elo na cadeia que permite ao vírus vencer as defesas e infectar células humanas`, declarou Xianghui Yu, chefe da equipe de cientistas da Escola de Saúde Pública John Hopkins Bloomberg, de Baltimore (EUA).

Segundo o estudo, o vírus da Aids contém um fator de infecção viral essencial para escapar do agente antiviral natural da célula humana.

Para impedir a eficácia desse agente de defesa do organismo, o fator de infecção do HIV age, com o grupo de proteínas identificadas, para modificar e desagregá-lo.

Os pesquisadores descobriram que o bloqueio da função deste grupo de proteínas torna o HIV menos infeccioso, reduz a capacidade do vírus de suprimir o agente antiviral natural, bem como sua proteção.

Fonte: Agência Lusa

  
  

Publicado por em