petrobras confirma a maior descoberta de gás natural na plataforma continental brasileira

A Petrobras confirmou na terça-feira (29/4), em nota oficial, a maior descoberta de gás já realizada na plataforma continental brasileira, com reservas da ordem de 70 bilhões de metros cúbicos ou cerca de 440 milhões de barris de óleo equivalente. A n

  
  

A Petrobras confirmou na terça-feira (29/4), em nota oficial, a maior descoberta de gás já realizada na plataforma continental brasileira, com reservas da ordem de 70 bilhões de metros cúbicos ou cerca de 440 milhões de barris de óleo equivalente.

A nova descoberta, segundo a Petrobras, aumenta em cerca de 30% as reservas provadas nacionais de gás natural, que hoje são de cerca de 231 bilhões de metros cúbicos.

O teste de vazão foi concluído ontem, no poço 1-SPS-35, situado a 137 km do litoral de São Paulo, no bloco BS-400, da bacia de Santos, em profundidade de água de 485 metros.

Segundo a Petrobras, além dos significativos volumes de gás, a descoberta apresenta importância adicional diante de sua excepcional localização, no litoral do estado paulista, em frente ao maior mercado consumidor nacional, constituído pelos estados do sudeste brasileiro.

O poço foi perfurado até a profundidade final de 4.956 metros, a partir do solo marinho, e registrou a ocorrência de 100 metros de reservatórios arenosos com gás que, em testes de vazão, produziram cerca de 700 mil metros cúbicos por dia de gás e cerca de 600 barris por dia de condensado (hidrocarboneto leve) indicando um potencial de produção de gás superior a 3 milhões de m3/dia somente no poço 1-SPS-35.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em