Pneumonia mortal `chegou para ficar`, afirma o doutor Jim Hughes

A doença misteriosa que já matou mais de cem pessoas provavelmente chegou à Ásia para ficar, de acordo com um especialista em doenças infecciosas. O doutor Jim Hughes, do Centro para Controle de Doenças dos Estados Unidos, disse acreditar que a Síndrome R

  
  

A doença misteriosa que já matou mais de cem pessoas provavelmente chegou à Ásia para ficar, de acordo com um especialista em doenças infecciosas. O doutor Jim Hughes, do Centro para Controle de Doenças dos Estados Unidos, disse acreditar que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês) não pode mais ser erradicada no Oriente.

Até agora, 2,7 mil pessoas no mundo foram infectadas e pelo menos 106 morreram, de acordo com a OMS - Organização Mundial da Saúde.

Vírus de resfriado

Hughes disse também que é possível que a doença se torne permanente na América do Norte. "Acho que temos de aceitar que o vírus está na Ásia para ficar", disse o médico.

"Quanto à América do Norte, temos de esperar para ver se a doença vai se tornar permanente. Mas acredito que devemos supor que isso vai acontecer".

O alerta de Hughes está sendo feito uma semana após uma colega do especialista, a doutora Julie Gerberding, ter dito que os esforços para conter a Sars poderiam falhar.

Uma equipe de epidemiologistas da OMS terminou uma viagem de seis dias pela província de Guangdong, no sul da China, onde, acredita-se, a doença teria aparecido primeiro.As autoridades chinesas foram criticadas por, supostamente, terem omitido casos adicionais de Sars em Pequim e outros lugares.

Fonte: BBC

  
  

Publicado por em