Pneumonia pode ser fatal em tempo de queimadas

Quando o céu da Capital mato-grossense começa a ser invadido pela fumaça, é sinal da chegada de duas situações próprias desta época do ano: as queimadas e a corrida de crianças e idosos para as unidades de saúde e o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HP

  
  

Quando o céu da Capital mato-grossense começa a ser invadido pela fumaça, é sinal da chegada de duas situações próprias desta época do ano: as queimadas e a corrida de crianças e idosos para as unidades de saúde e o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), em casos mais graves, com pneumonia.

`Mais da de dos casos de doenças respiratórias no ano passado ocorreram no período da seca` , diz o coordenador do setor de pediatria do HPSMC, Euze Carvalho.

Esse tipo de enfermidade figura entre as principais causas de mortes e internações em Cuiabá (MT). Um dos problemas para que as estatísticas continuem altas é que os pacientes chegam para o atendimento médico depois que a doença atingiu um estado mais grave.

`Qualquer gripe ou resfriado deve ser tratado por um médico. As pessoas precisam perder o hábito da automedicação. Em qualquer caso de doença, procure orientação médica`, ensina Euze Carvalho.

Ele ressalta que a pneumonia, pode começar com um simples resfriado e que, sem tratamento adequado, pode evoluir para uma infecção mais grave e que pode levar o doente à morte.

Outro fator que dificulta o tratamento das enfermidades respiratórias é o hábito dos pacientes de recorrerem ao PSMC antes mesmo de ter buscado um médico nos postos de saúde ou policlínicas.

`Dos casos atendidos pelo pronto socorro, 80% poderiam ser resolvidos nas unidades de saúde. Mesmo esperando até duas horas nas filas, as pessoas sabem que serão atendidas`, avalia o coordenador do setor de pediatria do PSMC.

Fonte: ICV

  
  

Publicado por em

Batista

Batista

24/10/2008 21:30:18
Acho que qndo ñ se orienta o paciente dos cuidados e de como deve se comportar para que se resolva o problema é o mesmo que mata-lo fora qundo ñ tem os devidos cuidados.