Pneus velhos poderão virar asfalto

Pneus usados podem ser destinados à pavimentação de vias se o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei 4356/04, apresentado à Câmara pelo deputado Carlos Nader (PL-RJ). A proposta prevê que pelo menos 80% dos pneus recolhidos por empresas fabricant

  
  

Pneus usados podem ser destinados à pavimentação de vias se o Congresso Nacional aprovar o Projeto de Lei 4356/04, apresentado à Câmara pelo deputado Carlos Nader (PL-RJ).

A proposta prevê que pelo menos 80% dos pneus recolhidos por empresas fabricantes e importadoras tenham esse fim depois de descartados pelos motoristas.

O objetivo do projeto é diminuir o impacto de pneus velhos na natureza. O tempo de degradação de um pneu de borracha é estimado em 600 anos e, quando queimado, libera substâncias prejudiciais ao meio ambiente.

`Não há dúvidas de que a pavimentação representará um ganho para toda a sociedade. Essa medida significará um asfalto mais barato, mais duradouro, mais seguro e um meio ambiente mais protegido`, explica Carlos Nader.

A proposta tramita apensada (em conjunto) ao Projeto de Lei 203/91, de autoria do Senado Federal, que estabelece normas para o tratamento de lixo hospitalar. Os textos serão analisados por uma comissão especial, que ainda será instalada.

Fonte: Agência Câmara

  
  

Publicado por em

Rodolfo Loose

Rodolfo Loose

28/11/2008 10:49:50
Sempre que surgem novidades, descobertas ou outras, quando envolve o meio ambiente ou quando os "Grandes" grupos se sentem ameaçados por idéias inovadoras, criam-se dificuldades e obstáculos e até novas leis para coloca-las em prática, pois se o pneu simplesmente queimado deixa resíduos no meio ambiente, também em queimas para energia em industrias não é diferente,salvo que as indústrias coloquem filtros especiais,esta é uma pratica igual a da incinerização do lixo hispitalar. Se uma não pode a outra também nãso.Então, por que não usar os pneus em mistura no asfalto, se para se decompor levam 500 anos, que tal o asfalto durar um pouco menos, ser menos abrasivo e livrar o meio ambiente dos "Pneus Usados" criando uma legislação para quem produz pneus novos, para quem usa pneus novos, e "TAXAR OS PNEUS IMPORTADO USADOS" que circulam em grande escala em todo o País.
Queremos ser Fiscais do Meio Ambiente. Rodolfo Loose