Prefeitos apóiam revitalização do São Francisco

Trinta e sete prefeitos do médio São Francisco se comprometeram em apoiar a revitalização do manancial, um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, inclusive com a possível inclusão de ações nos planos plurianuais de seus m

  
  

Trinta e sete prefeitos do médio São Francisco se comprometeram em apoiar a revitalização do manancial, um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, inclusive com a possível inclusão de ações nos planos plurianuais de seus municípios.

Os prefeitos da região se reuniram na quinta-feira (24/2) na cidade baiana de Barreiras, onde conheceram o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e as propostas para ampliar o ecoturismo e para criar novas unidades de conservação na bacia, ainda carente em áreas protegidas.

`Isso poderá, inclusive, ampliar os recursos para a recuperação da bacia`, disse Maurício Laxe, coordenador do programa no MMA.

A reunião realizada nesta semana fez parte de uma série de encontros intermunicipais que estão sendo promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente para que a revitalização do São Francisco seja debatida em todas as regiões da bacia.

Outros encontros sobre o assunto aconteceram no dia 1º de março, em Pernambuco, nos dias 2 e 3, em Alagoas, e amanhã, dia 31, será sediado na Bahia.

O programa de revitalização iniciou ano passado, e deve se estender por vinte anos. Até o fim de 2004, 29 convênios foram firmados pelos ministérios do Meio Ambiente e da Integração para recomposição de matas e de nascentes, recuperação de barragens, implementação de viveiros de mudas e estudos em sub- bacias, entre outras atividades. Os recursos para execução dessas ações, somando R$ 32 milhões, serão repassados este ano.

Fonte:MMA

  
  

Publicado por em