Presidente da Alemanha começa visita ao Brasil por hidrelétrica de Itaipu

Lúcia Norcio Repórter da Agência Brasil Curitiba - O presidente da Alemanha, Horst Köhler, visita a hidrelétrica de Itaipu hoje (7/março), acompanhado de uma comitiva de 70 pessoas entre empresários,

  
  

Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - O presidente da Alemanha, Horst Köhler, visita a hidrelétrica de Itaipu hoje (7/março), acompanhado de uma comitiva de 70 pessoas entre empresários, políticos e jornalistas.

No início da tarde, ele segue para Brasília, onde deve ter encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Köhler tem também compromissos agendados em São Paulo, Pernambuco e Amazonas. Em Foz do Iguaçu, de acordo com programação divulgada por Itaipu, ele irá conhecer as Cataratas do Iguaçu e será recebido na usina pelo diretor-geral Jorge Samek, que fará uma apresentação da binacional. Nos próximos meses, duas novas turbinas serão inauguradas.

"As novas unidades geradoras, juntamente com as 18 em funcionamento, operam com motores da alemã Siemens. Com as novas turbinas a capacidade de produção de Itaipu deve atingir 14 mil megawatts - o total para o qual ela foi construída" , explicou Samek.

O presidente alemão e a comitiva conhecerão também os trabalhos de responsabilidade socioambiental desenvolvidos pela hidrelétrica. A breve visita tem caráter turístico, não estando previsto nenhuma assinatura de acordo comercial.

Köhler viaja pela América Latina desde domingo (4) e deve permanecer na região até o dia 16. O gabinete do presidente alemão informou que, de maneira geral, a pauta dos encontros está centrada na diminuição da desigualdade social. No Brasil, o chefe de Estado tratará também de temas relacionados ao meio ambiente.

FONTE: AGENCIA BRASIL

  
  

Publicado por em