Primeira Central Termelétrica utilizando o biogás sera inagurada hoje em São Paulo

Às vésperas da comemoração dos seus 450 anos, a cidade de São Paulo vai inaugurar, no Aterro Sanitário Municipal Bandeirantes, sua primeira Central Termelétrica utilizando como combustível o biogás gerado pelo aterro sanitário. A solenidade aco

  
  

Às vésperas da comemoração dos seus 450 anos, a cidade de São Paulo vai inaugurar, no Aterro Sanitário Municipal Bandeirantes, sua primeira Central Termelétrica utilizando como combustível o biogás gerado pelo aterro sanitário.

A solenidade acontecerá nesta sexta, dia 23, às 15 horas e terá a presença da prefeita municipal, Marta Suplicy.

Com capacidade para gerar 22 megawatts de energia elétrica, esta Central, a maior da América Latina,é um modelo de sustentabilidade, uma vez que reaproveita o gás metano gerado pelo lixo acumulado, transformando-o em energia elétrica de alta qualidade, o que o torna o projeto elegível para venda dos créditos de carbono no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) conforme previsto no Protocolo de Kioto.

Todo o projeto de construção e instalação da Central Termelétrica, em uma área de dois mil metros quadrados, ficou a cargo da Sotreq S.A, que em tempo recorde, de três meses, conseguiu concluir as obras e instalar os 24 Grupos Geradores Caterpillar, modelo 3516 A, de 925 kW cada, obtendo a aprovação da ANEEL antes de 31 de dezembro de 2003, data limite para obter a isenção da tarifa de transmissão cobrada pela concessionária por utilização de suas linhas de distribuição.

Cerca de 150 pessoas foram envolvidas na fase de construção e outras 32 foram contratadas para execução dos serviços de operação e manutenção da Central que serão de responsabilidade da Sotreq.

Segundo Fernando Costa, gerente corporativo de motores da Sotreq, a transformação de resíduos em um produto comercializável e valioso como a energia é hoje uma necessidade mundial.Isto sem falar no ganho
ambiental, pois a captação e utilização como combustível para geração de energia elétrica do metano, gerado pela decomposição do lixo nos aterros sanitários, contribui para diminuição dos efeitos da emissão deste gás na atmosfera no aquecimento global (efeito estufa)`.

A exploração do gás do Aterro Bandeirantes demandou investimentos de US$ 15 milhões, sendo uma iniciativa conjunta da Biogás Energia Ambiental, empresa responsável pelo beneficiamento do biogás e do Unibanco, proprietário da Central Termelétrica. A estruturação e desenvolvimento do empreendimento como um todo ficou a cargo da Logos Engenharia.

A Caterpillar é reconhecida como líder mundial de motores diesel, a gás natural e turbinas industriais, tanto em faturamento quanto em unidades vendidas.Dispõe de ampla linha para geração de energia, que varia de 10
kilowatts a 17 megawatts.Oferece também uma variedade de serviços financeiros e técnicos necessários para complementar praticamente qualquer tipo de projeto de geração de energia em âmbito mundial.

No Brasil, a empresa completa, este ano, 50 anos de produção e liderança absoluta de mercado em seus segmentos de atuação, além de acumular as certificações em Excelência Operacional, MRP II Classe A, ISO 9001:2000, ISO 14001 e o Prêmio Nacional da Qualidade/1999 em fábrica.

A linha nacional de produtos é composta de 25 diferentes modelos de máquinas, entre escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras, além de grupos geradores nas faixas de 56 a 460 kVA. Produz ainda ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos.

Com 62 anos de experiência, a Sotreq S.A. é uma empresa de capital nacional, revendedora de máquinas, grupos geradores, motores e serviços Caterpillar nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Amazonas,Espírito Santo, Amapá, Rondônia, Acre, Roraima e no Distrito Federal.

A empresa também é especializada em meios essenciais no dia a dia dos mercados de mineração, construção pesada e civil, bem como locação de equipamentos de diferentes marcas, estoque de peças de reposição,
serviços mecânicos, treinamento de operadores, análise laboratorial de fluídos, comercialização de máquinas seminovas Caterpillar e de outras marcas.

Fonte:Caterpillar

  
  

Publicado por em