Programa Escolar divulga o ciclo de produção de lápis e dá lição de ecologia

Você sabe qual a importância da preservação ambiental nos processos produtivos? Muitas pessoas ainda não sabem que o futuro do planeta depende da atitude responsável das empresas na fabricação de seus produtos. É por esta razão que neste ano, a Faber-

  
  

Você sabe qual a importância da preservação ambiental nos processos produtivos? Muitas pessoas ainda não sabem que o futuro do planeta depende da atitude responsável das empresas na fabricação de seus produtos.

É por esta razão que neste ano, a Faber-Castell mostrará a mais de 3 milhões estudantes, através do seu Programa Escolar, como é o trabalho que realiza na fabricação de seus lápis, divulgando todo o cuidado que a empresa tem com o meio ambiente e dando um exemplo de produção auto-sustentável.

A conscientização sobre importância da preservação ambiental nas empresas e da sociedade faz parte do Programa Escolar Faber-Castell. O processo de fabricação de seus lápis é uma lição de ecologia pois, a madeira utilizada provém de um projeto de plantio único do seu segmento no mundo, contando com plantações de Pinus feitas em terras desgastadas, antes ocupadas por antigas pastagens.

Nessas terras, ainda existiam áreas de mata nativa que foram preservadas e estão sendo adensadas pela Faber-Castell, servindo de habitat para animais nativos ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e outras espécies de mamíferos e aves.

Além de ajudar na preservação da flora e fauna nativas, as plantações da Faber-Castell também colaboram com a qualidade do ar, uma vez que as árvores em crescimento realizam o seqüestro de carbono, tirando da atmosfera o gás carbônico, retendo-o na terra, e liberando o oxigênio para a atmosfera, preservando a camada de ozônio..

Com um kit criado especialmente para o Programa Escolar Faber-Castell, a equipe de divulgadoras percorrerá, até novembro deste ano, cerca de 7 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil divulgando esse trabalho.

Durante essa visita, os professores irão receber um material didático reforçando o conceito do consumo auto-sustentável da madeira, ensinando às crianças que no processo fabril do lápis de madeira, o aproveitamento das árvores é total: seus resíduos como folhas e galhos finos são aproveitadas como adubo, devolvendo à terra os nutrientes necessários para a renovação do solo; a serragem é utilizada para a geração de energia, é encaminhada para granjas para a criação de frangos e, juntamente com outros resíduos da madeira, também é utilizada para a produção de chapas de aglomerado e briquetes; a casca sofre um processo de decomposição natural para a produção de húmus e até mesmo a cinza produzida na caldeira é aproveitada por indústrias de cimento.

O kit é composto, por uma maleta, que além de facilitar o transporte do material, serve de base para a apresentação do painel, que contém todas as etapas da fabricação do lápis ilustrada e com amostras em madeira e grafite, que podem ser retirados do painel e manuseados, permitindo que as crianças vivenciem cada etapa do processo produtivo; e um plano de aula, que explica detalhadamente todas as etapas desse processo, a história do lápis e os projetos ambientais da Faber-Castell que, vão desde a preservação e incremento da fauna e flora dos seus parques florestais, até programas de educação ambiental voltados para a comunidade; o professor encontrará também sugestões de atividades relacionadas com ecologia e preservação do meio-ambiente para aplicar na sala de aula e fazer com que esses conceitos ganhem cada vez mais força junto aos seus alunos.

Este é o terceiro ano que a Faber-Castell desenvolve o Programa Escolar, que percorre escolas públicas e particulares do Brasil, divulgando os diferencias e a correta forma de utilização dos produtos Faber-Castell. No ano passado, 4200 instituições receberam a visita das divulgadoras, neste ano serão visitadas ampliadas para 7000 escolas.

Fonte: X-Press

  
  

Publicado por em

Cilene

Cilene

14/3/2012 17:07:18
Gostaria de receber o kit
do Programa Escolar Faber-Castell. Estou desenvolvendo um projeto sobre Educação Ambiental e este material seria muito interessante de ser trabalhado. Obrigado. Aguardo resposta

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para mais informações favor entrar em contato com a Faber-Castell. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Faniana

Faniana

3/1/2012 14:19:31
Gostaria de saber se a minha escola entrou no programa?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá, Para informações favor entrar em contato com a Faber-Castell. Atenciosamente, Equipe EcoViagem
Fabiana aparecida

Fabiana aparecida

23/10/2011 22:06:35
Vou fazer um projeto EA e gostaria que a minha escola recebesse a sua visita, como devo proceder?

Simonha

Simonha

5/6/2011 18:16:41
Sou professora da educação infantil (crianças entre 4 e 6 anos) e eles levantaram a curiosidade em saber como é fabricado o lápis. Durante a pesquisa encontramos o Programa Escolar Faber-Castell que nos interessou muito, pois trata do assunto com intensa conscientização ambiental. Somos de una escola pública municipal de Jaraguá do Sul/SC e queremos saber como podemos fazer para ter a parceria deste programa? Como consigo o kit com material a ser explorado, o plano de aula e sugestões de atividades?
Aguardo ansiosa por resposta...
Simonha Marquardt Volkmann - Professora

Alessandra

Alessandra

21/3/2011 13:27:11
gostaria que a minha escola recebesse a visita.

Vanusa

Vanusa

27/8/2010 17:23:14
Legal. gostaria tambem que a Faber Castell fosse a minha escola. Esse projeto é muito bom!

Marily Ananias Cremasco

Marily Ananias Cremasco

19/8/2010 21:34:29
Gostaria muito que minha escola pudesse ter a visita da Faber Castell divulgando seu projeto. Faz tempo que planejo levar meus alunos pessoalmente a fábrica, mas não sei como conseguir.Caso seja possível gostaria que me orientasse a respeito. Obrigado desde já pela atenção.

Rosemary da Silva Farias

Rosemary da Silva Farias

25/9/2009 08:39:06
Achei de extrema importância a iniciativa da Faber Castell, com objetivo principal de aprimorar o conhecimento geral dos alunos em relação ao Meio Ambiente que tanto necessita desse tipo de iniciativa ... Vocês estão de parabéns.Que o projeto de vocês continue dando cada vez mais certo.

Jamile Bomfim Arneiro Siqueira

Jamile Bomfim Arneiro Siqueira

2/2/2009 21:06:04
Minha escola está desenvolvendo um projeto envolvendo o tema "cores" e seria muito interessante que pudessemos ter contato com a fabricação dos produtos Faber Castel, bem como conhecer todo o trabalho que vocês realizam sobre a questão da preservação ambiental.
Gostaria de saber como poderíamos entrar em contato com vocês para essa parceria pedagógica.

Fernando

Fernando

26/10/2008 10:43:38
Primeiramente quero parabenizá-los pelo trabalho que em suma é de vital importância à nossa sociedade, principalemnte, aos jovens, pois serão eles que irão conduzir o nosso país de uma forma mais séria e, acima de tudo, conscientes da importância do meio ambiente.
Como esse projeto ecológico realizado pela Faber Castell vêm somente a agregar aos alunos das escolas,principalmente as públicas, onde os mesmo não tem acesso fácil as melhores e mais claras informações, devido, na maior parte das vezes, a questão social e financeira em que vivem.
Por fim, esta empresa, no meu ponto de vista, deverá cada vez mais conscientizar as pessoas de a importância em preservar o nosso planeta e, acima de tudo, continuar o trabalho para colher resultados, de preferência, positivos.
abraços e boa sorte com este projeto!!!!!

Joelma

Joelma

23/9/2008 09:06:44
gostaria que minha escola recebece a visita da faber castel