Programa Trainee em Meio Ambiente vai formar jovens na área de conservação da natureza

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza está lançando um programa inédito na área de Meio Ambiente para desenvolvimento de jovens graduados. O Programa Trainee em Meio Ambiente visa formar profissionais com um perfil diferenciado. `Temos ótimos

  
  

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza está lançando um programa inédito na área de Meio Ambiente para desenvolvimento de jovens graduados. O Programa Trainee em Meio Ambiente visa formar profissionais com um perfil diferenciado.

`Temos ótimos técnicos na área`, explica Maria de Lourdes Nunes, gerente da Fundação e coordenadora do programa. `Mas sentimos falta de líderes, gestores e empreendedores`, completa.

As inscrições já estão abertas. O programa tem duração de um ano e começa em janeiro de 2004. `É um programa inédito no país porque une formação completa, com duração de um ano, acompanhamento especializado, visitas de campo e a elaboração e realização de um projeto junto a uma organização ambiental`, define a coordenadora do programa.

O objetivo da iniciativa, além de formar uma massa crítica de profissionais, é fortalecer o setor conservacionista no Brasil. `Grande parte dos programas e cursos que temos hoje no Brasil acaba focando áreas específicas e profissionais de nível mais alto. Nossa proposta é justamente mostrar aos profissionais em início de carreira como as coisas realmente funcionam`, explica Maria de Lourdes.

`Vamos ensinar como elaborar e avaliar projetos, captar recursos e planejar. A idéia é fazer com que o jovem conheça muito bem os conceitos de conservação da natureza e cada etapa de um bom projeto`.

Como funciona

O Programa Trainee em Meio Ambiente é direcionado a jovens de 21 a 28 anos, que tenham concluído a graduação em qualquer área do conhecimento. Como é realizado em parceria com Organizações Não Governamentais, os vinte profissionais selecionados irão trabalhar diretamente nas organizações, sob supervisão do programa e de um tutor selecionado para acompanhamento.

Para participar, o candidato deverá enviar sua ficha de inscrição para uma das Organizações Não Governamentais que estiverem na lista, que será divulgada na página da Fundação O Boticário, no dia 3 de novembro. Ele também pode procurar uma Organização Não Governamental da área ambiental e sugerir que essa se inscreva na seleção do programa.

As inscrições das organizações serão feitas pela Internet através do site e os candidatos se inscreverão diretamente nas organizações.

A duração do projeto é de um ano, com encontros periódicos. A cada encontro, o jovem estará em uma etapa diferente do seu trabalho junto à organização. `Além da característica prática do programa, um diferencial importante é a figura do tutor, que será um profissional da ONG participante`, explica Maria de Lourdes.

`O tutor exercerá um papel fundamental para a formação do jovem, já que o acompanhará em seu desenvolvimento no decorrer de todo o programa`.

Os encontros do Programa Trainee em Meio Ambiente acontecerão na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba, no Paraná. A Reserva foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 1999 e dispõe de um Centro de Capacitação em Conservação da Biodiversidade, com completa infra-estrutura.

`A reserva é um perfeito ambiente de aprendizagem, pois permite que os conceitos ligados à Conservação sejam vistos na prática`, define a coordenadora do programa. O espaço também possibilita a realização de atividades ao ar livre e uma interação entre os participantes do programa.

Programa Trainee em Meio Ambiente - Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

Inscrições das organizações até 24 de outubro
Inscrições dos participantes até 21 de novembro

Sobre a Fundação O Boticário

Criada em 1990, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma instituição sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, destinada a patrocinar e realizar projetos conservacionistas.

A Fundação adquiriu e mantém a Reserva Natural Salto Morato, um remanescente de Floresta Atlântica, no Paraná. Em 2001, inaugurou a Estação Natureza, uma exposição interativa sobre as belezas naturais do Brasil, em Curitiba, no Shopping Estação.

Informações:(41) 340-2645 - Ana Paulo Döring

Fonte: FSB Comunicações

  
  

Publicado por em