Projeto Baleia Franca tem nova coordenação

Após 23 anos à frente do Projeto Baleia Franca, o ambientalista José Truda Palazzo Júnior transferiu esta semana o comando da entidade para a bióloga Karina Rejane Groch, coordenadora de pesquisas do Projeto até então. A cerimônia de posse foi realiza

  
  

Após 23 anos à frente do Projeto Baleia Franca, o ambientalista José Truda Palazzo Júnior transferiu esta semana o comando da entidade para a bióloga Karina Rejane Groch, coordenadora de pesquisas do Projeto até então.

A cerimônia de posse foi realizada na quinta-feira (22/9) na praia de Itapirubá (SC), onde está a sede operacional da entidade.

O Almirante Ibsen de Gusmão Câmara, fundador do Projeto Baleia Franca, presidiu a solenidade, prestigiada também pelo presidente da IWC/Estados Unidos, Daniel J. Morast, e por líderes sociais e ambientais de todo o país, que participam das atividades da IX Semana Nacional da Baleia Franca.

Aos 32 anos, Karina já é considerada uma das maiores especialistas em biologia e em conservação de baleias no Brasil e acaba de receber o título de Doutora, conferido na sexta-feira,23/9, pela UFRGS com a defesa da tese “Biologia Populacional e Ecologia Comportamental da Baleia Franca Austral, Eubalaena australis (Desmoulins, 1822), CETACEA, MYSTICETI, no litoral sul do Brasil”.

“Assumo esta responsabilidade com vontade de trabalhar muito, pelo menos por mais 23 anos”, enfatiza Karina, que comemora a boa fase do Projeto. Segundo ela, a tendência é que as atividades sejam expandidas.

“Percebemos que a população de baleias francas está crescendo. Aos poucos, elas vão ocupando ainda mais a costa brasileira. Por isso, temos que continuar com este trabalho de base para que elas possam se manter”, afirma.

Truda assume em tempo integral a presidência da Coalizão Internacional da Vida Silvestre – IWC/Brasil, mantenedora do Projeto Baleia Franca em parceria com a Petrobras. Passa, então, a dedicar-se, prioritariamente, aos temas de política internacional de conservação das baleias e do ambiente marinho, onde já atua integrando delegações brasileiras a vários tratados internacionais. Truda comandava o Projeto Baleia Franca desde a sua fundação, em 1982.

`Para mim é um sonho realizado poder transferir o comando do Projeto a alguém com a competência e a dedicação às baleias que tem a nossa Bióloga-Chefe. Tenho certeza de que esses 23 anos de esforços vão ser continuados com ainda mais sucesso`, declara.

Fonte: Assessoria de Comunicação Projeto Baleia Franca

  
  

Publicado por em