Projeto de agricultura orgânica da Embrapa recebe o Prêmio von Martius

A “Fazendinha Agroecológica”, um projeto da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) em parceria com a Embrapa Solos(Rio de Janeiro/RJ), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro-PESAGRO Rio e a Universidade Federal Rural do R

  
  

A “Fazendinha Agroecológica”, um projeto da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) em parceria com a Embrapa Solos(Rio de Janeiro/RJ), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro-PESAGRO Rio e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi a primeira colocada no Prêmio Ambiental Von Martius, na categoria Tecnologia.

O prêmio, instituído pela Câmara de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo, é concedido há cinco anos a empresas, organizações do poder público, indivíduos e sociedade civil que promovem o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito ambiental.

Em 2004, foram recebidos 122 projetos, provenientes de 14 estados brasileiros, inscritos nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia, sendo que cada uma possui três vencedores.

O Projeto :

Criada em 1993, a “Fazendinha Agroecológica” (SIPA- Sistema Integrado de Produção Agroecológica), tem sido a base para as pesquisas em agricultura orgânica realizadas pela Embrapa Agrobiologia. Trata-se de uma área de aproximadamente 70 hectares, situada na Baixada Fluminense (RJ), onde são realizadas pesquisas de campo, dentro de um sistema multidiversificado, sem o uso de agroquímicos sintéticos, enfatizando a integração lavoura-pecuária.

Num solo considerado pouco fértil, são cultivadas, sem o uso de agrotóxicos, mais de 50 espécies de plantas, incluindo frutíferas variadas, hortaliças e cereais. Compondo a paisagem, encontram-se fragmentos preservados da Mata Atlântica, além de um horto botânico com inúmeras espécies introduzidas.

Por ano, são cerca de 1500 visitantes em “dias de campo” organizados. São cerca de 40 teses de Pós-Graduação (mestrado e doutorado), dentre defendidas e em andamento, conduzidas no sistema orgânico de produção.

Este é o segundo Prêmio Ambiental Von Martius concedido a Embrapa Agrobiologia. Em 2001, o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas foi o terceiro colocado na categoria tecnologia.

Fonte: Agência Brasil

  
  

Publicado por em