Projeto Fotográfico Baleia Franca-Expansão

Publicitário gaúcho percorrerá o sul do continente Americano em busca de registros do cetáceo. A partir deste próximo inverno, que marca o início do período de observação da baleia, o publicitário e fotógrafo Marcelo Langon estará colocando em prática

  
  

Publicitário gaúcho percorrerá o sul do continente Americano em busca de registros do cetáceo.

A partir deste próximo inverno, que marca o início do período de observação da baleia, o publicitário e fotógrafo Marcelo Langon estará colocando em prática um trabalho de pesquisa sobre a Baleia Franca Austral que culminará no lançamento de um livro e uma exposição fotográfica.

Este projeto chamado Baleia Franca - Expansão se encontra em fase de captação de recursos (apoio e
patrocínio) das empresas que estejam interessadas a investir em marketing ecológico. Ele disponibilizará informações sobre a espécie em questão e turísticas, visando à conservação da espécie e o desenvolvimento do turismo de observação (whale whatching) no sul do continente sul-americano, que ocorre durante a baixa estação ou inverno.

A pesquisa será realizada em uma das rotas de migração assumidas pela Baleia Franca, que compreende os países: Brasil, Uruguai e Argentina. Terá duração de duas temporadas de observação (inverno de 2005 e inverno de 2006) em um dos trajetos migratórios da espécie em questão, afim de disponibilizar à população, o maior número possível de informações sobre o animal em estudo.

Embora ele tenha como primissa o desenvolvimento do setor turístico, o principal objetivo que está por trás da realização deste projeto fotográfico é o da preservação e conservação da espécie Eubalaena australis (Baleia Franca). Ciente de que é necessário conhecer para preservar, ele discorrerá sobre assuntos, tais como: biologia, hábitos e habitats, classificação zoológica dos cetáceos (misticetos, odontocetos e seus ancestrais), ameaças atuais e as que já existiram, aspectos antropogênicos (poluição, navegabilidade, etc) e as leis de proteção aos cetáceos e suas implicações.

Ainda com o propósito de ajudar na luta pela preservação da espécie, fazendo com que a Baleia Franca Austral saia da lista dos animais em perigo de extinção, este projeto se propõe a divulgar as atividades das entidades de preservação (Ong´s) e suas principais atuações com os cetáceos. Também estarão presentes informações turísticas, como: os principais pontos de observação dos cetáceos, principais atrações turísticas e passeios de observação.

Apoiadores:
- Ong Projeto Baleia Franca (Itapirubá/SC - Brasil)
- Ong OCC - Organización para la Concervación de Cetáceos (La Paloma - Uruguai)
- Ministério do Turismo do Uruguai
- Pousada do Surf (Itapirubá/SC - Brasil)

Contato:
Projeto Fotográfico Baleia Franca - Expansão
e-mail: langolango@hotmail.com

  
  

Publicado por em