Projeto Ortópolis, do Instituto Holcim, conquista Prêmio ECO

O Projeto Ortópolis Barroso, do Instituto Holcim, venceu o Prêmio Eco 2007, da Câmara Americana de Comércio (Amcham), na modalidade Práticas de Responsabilidade Social Empresarial. O projeto foi implantado em 2003 e tem

  
  

O Projeto Ortópolis Barroso, do Instituto Holcim, venceu o Prêmio Eco 2007, da Câmara Americana de Comércio (Amcham), na modalidade Práticas de Responsabilidade Social Empresarial.

O projeto foi implantado em 2003 e tem como objetivo estimular a exploração das potencialidades econômicas, sociais e ambientais do município de Barroso, no interior de Minas Gerais.

De acordo com a coordenadora do Instituto Holcim, Juliana Andrigueto, o Ortópolis é uma iniciativa de desenvolvimento sustentável, realizado em parceria com a Associação Ortópolis Barroso, formada pelos moradores da cidade. Sua implantação viabilizou, entre outras coisas, a instalação de uma biblioteca comunitária, e a oferta de cursos em gestão de negócios para microempresários.

Esta é a maior ação comunitária apoiada pelo Instituto Holcim. Em 2006, teve o envolvimento direto de 315 pessoas e 15 entidades locais. O resultado foi registrado em dois livros lançados este ano: “Fala Barroso” e “A Cidade que Constrói seu Futuro”.

Juliana Andrigueto considera que a conquista do Prêmio ECO 2007 é o reconhecimento de que a sustentabilidade é estratégica para os negócios. “Por meio do Ortópolis, fortalecemos a comunidade, fomentamos novos empregos, geramos renda e reduzimos a dependência de Barroso em relação à indústria de cimento. Esta é a forma de a Holcim ser proativa e parceira no desenvolvimento da cidade”, completa.

O Ortópolis concorreu com outras 178 iniciativas de empresas de grande porte. O projeto foi analisado por um júri formado por 53 especialistas em responsabilidade social corporativa. O Prêmio ECO 2007 será entregue em solenidade programada para o dia 3 de dezembro, às 19h. Local: Av. Chucri Zaidan, 246, Brooklin (Antigo Espaço Cultural BankBoston).

Sobre o Instituto Holcim

O Instituto Holcim é o mecanismo de execução da política de investimento social da Holcim. A organização apóia projetos voltados, principalmente, para o desenvolvimento de comunidades vizinhas às instalações da companhia. Sua atuação se baseia na crença de que é preciso estimular o empreendedorismo e participação ativa das comunidades, ou seja, a capacidade de se organizarem, definirem suas necessidades e identificarem as alternativas mais viáveis para resolução de seus problemas.

O Instituto Holcim foi lançado em 2002 com o objetivo de coordenar e dar direcionamento estratégico aos investimentos sociais que já vinham sendo realizados há mais de 20 anos, de forma fragmentada, pelas unidades da empresa.

Em 2006, o Instituto foi parceiro em mais de 20 programas comunitáros, que envolveram quase 10 mil pessoas. Os recursos para execução dos projetos foram provenientes da Holcim Brasil, Fundação Interamericana e Fundação Max D. Amstutz. Os programas de maior destaque são o Ortópolis, o Comunidade Cidadã, Holcim Comunidade e o Educando Verde.

Fonte: In Press Porter Novelli

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em