Projeto `Quintal Legal` abre inscrições para o concurso a ser realizado em Cuiabá-MT

O Projeto “Quintal Legal”, desenvolvido pelo ICV - Instituto Centro de Vida e um dos ganhadores do 1º Prêmio Unimed Receita Cidadania, abriu na segunda-feira (6/10) as inscrições para o concurso que vai eleger os cinco melhores quintais organi

  
  

O Projeto “Quintal Legal”, desenvolvido pelo ICV - Instituto Centro de Vida e um dos ganhadores do 1º Prêmio Unimed Receita Cidadania, abriu na segunda-feira (6/10) as inscrições para o concurso que vai eleger os cinco melhores quintais organizados, limpos e funcionais.

Poderão se inscrever no concurso moradores dos bairros Jardim Vitória, Altos da Chapada e Novo Paraíso, na periferia de Cuiabá (MT), área onde o ICV desenvolve também o projeto Quintais Produtivos.

Para participar, o interessado deve comparecer munido de RG ou CPF, ao ICV - Permacultura, na Av. José Estevão Torquato da Silva Neto, 999 - Bairro Jardim Vitória em horário comercial. Além disso, pelo menos uma pessoa da família inscrita deverá assistir a palestras e apresentações artísticas com temas sobre Saúde Pública.

De acordo com o coordenador Erlon Bispo, o “Quintal legal” foi concebido como um projeto de educação e saúde.

“Na periferia de Cuiabá encontramos pessoas doentes por causa de quintais sujos e mal cuidados, que ficam expostas a insetos e vários tipos de vírus, fungos e bactérias. Com o ‘quintal legal’ queremos potencializar a auto-estima dessas pessoas e da comunidade, proporcionando a melhoria da qualidade de vida”, afirma.

Erlon explica que além da premiação dos melhores colocados, o ICV – Permacultura estará incentivando as famílias a tornar os quintais bonitos, o aproveitamento do espaço para a criação de hortas e compostagem de lixo por meio de diversas oficinas.

“O resultado será ambientes mais saudáveis e agradáveis”, complementa. As oficinas programadas tratarão dos seguintes temas: Técnicas de Jardinagem; Compostagem; Reaproveitamento de Materiais e Noções de Permacultura Urbana.

A premiação para os cinco colocados será: um televisor e um vídeo-cassete para o primeiro colocado; uma geladeira e um fogão de 4 bocas para o segundo; um conjunto de mesa com 6 cadeiras e uma batedeira para o terceiro, uma lavadora Müeller para o quarto e um guarda-roupas de 6 portas e quatro gavetas para o quinto quintal selecionado.

Os quintais inscritos serão visitados por uma comissão de avaliação, formada por uma equipe do ICV, que selecionará os 20 finalistas. Estes serão avaliados por uma Equipe de Avaliação Multidisciplinar formada por profissionais da área Médica, Arquitetura, Paisagismo, Serviço Social e Permacultura.

Cursos do Quintal Legal para o mês de novembro

08/11 - “Um quintal lindo, limpo e funcional” – recursos ao alcance das mãos: a criatividade no reaproveitamento de materiais.

15/11 - “Meu Quintal Legal” – Meu cantinho agradável. - Paisagismo e Jardinagem com custo zero.

22/11 - “Meu Quintal Legal” – Um quintal que produz Olericultura (hortaliças e legumes) e Compostagem

29/11 - “Meu Quintal Legal” – Um quintal que encanta. - Noções de Permacultura Urbana.

Fonte: Estação Vida

  
  

Publicado por em