Projeto Tamar comemora nascimento de 5 filhotes de tartaruga de couro

Cinco filhotes de tartaruga de couro ou tartaruga gigante (Dermochelys coriacea), a espécie mais ameaçada no mundo, nasceram na quinta-feira (13/3) na base do Projeto Tamar no Farol de São Thomé, em Campos, no Norte Fluminense. É a primeira vez que oco

  
  

Cinco filhotes de tartaruga de couro ou tartaruga gigante (Dermochelys coriacea), a espécie mais ameaçada no mundo, nasceram na quinta-feira (13/3) na base do Projeto Tamar no Farol de São Thomé, em Campos, no Norte Fluminense.

É a primeira vez que ocorre desovas desta espécie no litoral fluminense, onde o Projeto Tamar protege as tartarugas marinhas há dez anos. Em idade adulta, estes animais podem pesar até 700 quilos. Os primeiros filhotes foram soltos no mar do Farol, às 10 horas de sexta-feira (14/3).

As desovas das tartarugas de couro ocorreram na Praia do Xexé (no dia 25 de dezembro) e na Praia de Iquipari (no dia 14 de janeiro). Os 160 ovinhos foram levados para a base do Farol, onde o trabalho do Tamar é patrocinado pela Petrobras e pela Prefeitura de Campos.

Os primeiros cinco filhotes nasceram na madrugada de hoje e foram motivo de festa para os técnicos do Tamar, que protegem as tartarugas ao longo de 150 quilômetros do litoral fluminense, entre a divisa com o Espírito Santo e Carapebus, município emancipado de Macaé. Há dez anos esperamos desovas de tartarugas de couro.

A grande importância disso é que aparentemente a população de tartarugas está aumentando. São os frutos do trabalhar do Tamar ao longo dos anos no litoral fluminense - comemorou o coordenador do Tamar no Estado do Rio, Eron Paes e Lima.

Na atual temporada de desovas, que termina no fim do mês, ocorreram 780 desovas de tartarugas amarelas ou cabeçudas (Caretta caretta) , a maioria (195) no Farol de São Thomé: - É uma vitória da natureza e um exemplo de preservação ambientaldado pelo Projeto Tamar - disse o prefeito de Campos, Arnaldo Vianna.

Depois da temporada, os técnicos do Tamar vão promover uma exposição itinerante doprojeto por vários municípios do estado. O objetivo é levar educação ambiental, com base nas experiências do Tamar, principalmente para os estudantes.

Fonte: Projeto Tamar

  
  

Publicado por em