Afinal, O que é Gestão Ambiental?

A área de conhecimento e trabalho intitulada “Gestão Ambiental” vem causando muita confusão entre os especialistas em meio ambiente. A dúvida se inicia com a pergunta, mas afinal o que é Gestão Ambiental? Descubra abaixo...

  
  

A área de conhecimento e trabalho intitulada “Gestão Ambiental” vem causando muita confusão entre os especialistas em meio ambiente. A dúvida se inicia com a pergunta, mas afinal o que é Gestão Ambiental?

Para responder esta difícil pergunta, antes de tudo deve ser esclarecido que a Gestão Ambiental possui caráter multidisciplinar, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados.

Antigamente existia uma divisão nítida entre os defensores da natureza (ditos ecologistas) e os que pregavam a exploração irrestrita dos recursos naturais. Com o advento do termo “desenvolvimento sustentável” tornou-se necessária a formação de pessoas com um diferente perfil, profissionais que agregassem a visão ambientalista à exploração “racional” dos recursos naturais, aí surgiram os gestores ambientais.

A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.

O que deve ficar claro é que “gerir” ou “gerenciar” significa saber manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível e não necessariamente desenvolver a técnica ou a pesquisa ambiental em si. Pode estar aí o foco da confusão de conceitos entre a enorme gama de profissionais em meio ambiente. Pois, muitos são parte das ferramentas de Gestão (ciências naturais, pesquisas ambientais, sistemas e outros), mas não desenvolvem esta como um todo, esta função pertence aos gestores ou gerentes ambientais que devem ter uma visão holística apurada.

Existe também uma outra discussão sobre o que é “Gestão Ambiental” e o que é “Gerenciamento Ambiental”, alguns defendem que a “gestão” é inerente à assuntos públicos (gestão de cidades, bacias, zonas costeiras, parques) e que gerenciamento refere-se ao meio privado (empresas, indústrias, fazendas e outros).

Esta diferença de significados, na verdade, não é importante, o que é realmente importante é promover a Gestão Ambiental em todos os seus aspectos.

Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.

Autoria: Giovana Baggio de Bruns - Engª Florestal, especialista em Gestão Ambiental através do European Master in Environmental Management, EAEME – Kapodistrian University of Athens e Università degli Studi di Parma, Itália.

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

  
  

Publicado por em

Silvana Patel Miranda

Silvana Patel Miranda

3/6/2014 22:36:54
Estou encerrando a graduação como Bióloga e Pós Graduação como Gestora Ambiental, concordo com a grande maioria dos comentários, e apesar das dificuldades que enfrentamos nesta área, somos a esperança do futuro sustentável que pretendemos ter, temos que,apesar de contraditório;lutar pelas questões ambientais que podem salvar nossa biodiversidade, em prol de nós mesmos.

Maicon Cardozo Leal

Maicon Cardozo Leal

28/5/2014 09:51:15
Olá pessoal.
Sou técnico ambiental formado, trabalhei na área durante 2 anos.
Passei por muitas dúvidas e perguntas sobre esta área, ela é sim muito polemica para quem quer estudar ou já estuda. Muitos se perguntam... será que vale a pena? será que é uma área interessante?
Bem levei 7 anos para entrar no mercado, e de mais ou menos 300 alunos formados eu fui um dos únicos 8 que conseguiram entrar na área. Outros estão trabalhando de frentistas padeiros ou migrarão para outra área.
Eu participo de blogs da área ambiental no Brasil inteiro, e muitos vem se queixando que se formarão e não conseguem entrar no mercado.
Bem pessoal quando começamos a vida profissional é como abrir uma empresa, para abri-la temos que fazer pesquisa de mercado, verificar perspectiva de lucros, ver se vale a pena. Verificar concorrência, se há mercado e espaço para ela.
E vou abri-la porque gosto ou porque dará lucro? Você abriria um negócio que gosta e te dará pouco lucro? Ou abriria um negócio que não gosta e te dará muito lucro? Se for os dois melhor ainda.
Eu optaria pelo lucro.
Tem pessoas que eu conheço que gostam de motos e querem abrir uma oficina porque gostam, até aí tudo bem. Mas será que na minha cidade de 60000 habitantes, vale apena? Quantas oficinas tem? Quantas motos tem rodando? Se tiver uma ou duas oficinas tudo bem, mas se tiver umas dez?
Pessoal o que quero dizer é: pesquisem sempre a sua região, se vale apena investir ou oque investir.
Por favor façam estas pergunta antes de começarem a estudar e investir seu tempo e dinheiro em alguma área. Vou citar perguntas da área ambiental.
Quantas empresas da sua região ou cidade tem a ISO. 14001?
Quantas empresas trabalham com gestão ambiental implantado na empresa?
Qual é a concorrência do mercado?
Quantos que você conhece que são formados e trabalham na área? ou não trabalham por não possuir mercado de trabalho?
Você tem pretensão de abandonar sua cidade natal e família para migrar para outro estado ou cidade?
Qual a média salarial para esta área em sua cidade?

O técnico e analista ambiental muitas vezes tem que competir mercado com seguranças do trabalho que fazem os dois papéis em uma empresa.
Então pesquisem muito e não se foquem em apenas uma área pesquisem outra como projetos, segurança do trabalho, técnico em edificações em fim... não quero ver vocês investindo tempo e dinheiro em suas vidas e depois terem que trabalhar em qualquer coisa por não conseguirem entrar no mercado profissional.

José Geraldo dos Santos

José Geraldo dos Santos

8/5/2014 21:25:01
Olá, estou cursando gestão ambiental e realmente era isso que eu tanto queria, me identifico muito e tenho certeza que serei um ótimo profissional nesta área.

Lucelha Oliveira

Lucelha Oliveira

25/4/2014 01:33:40
Gostei da explicação, pois estou iniciando meu curso em gestão ambiental.

GERALDO FORD

GERALDO FORD

16/4/2014 22:06:09
ESTOU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE GESTÃO AMBIENTAL E REALMENTE ERA ISSO QUE EU QUERIA. AMO A NATUREZA E ME PREOCUPO COM FUTURAS GERAÇÕES,PARA ISSO TENHO DE DAR A MINHA CONTRIBUIÇÃO COMO GESTOR AMBIENTAL. OBSERVAÇÃO: PENSEM TAMBÉM NO RESÍDUO SÓLIDO! UM ABRAÇO!

ANTONIO FERNANDES

ANTONIO FERNANDES

19/1/2014 10:12:03
Bom dia.
Sou graduado como Tecnólogo em gestão Financeira, minha duvida é:- posso tirar minha carteira, como TÉC AMBIENTAL, já que consta no meu histórico GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Leandro

Leandro

15/1/2014 14:41:52
Eu concordo com muitas algumas coisas que foram aqui ditas ,mas eu sou leigo ainda no assunto. Irei começar a fazer o curso, mas estou ansioso e espero um grande progresso e resultado.

SERGIO ROCHA

SERGIO ROCHA

13/1/2014 09:17:57
Estou convencido que fiz a escolha certa. Depois de ler todos esses comentários sobre o gestão ambiental, o nosso planeta precisa de ajuda nossa.

Beto

Beto

9/1/2014 16:58:45
Muito bom, Adorei saber sobre Gestão Ambiental,logo iniciarei o Curso. Valeu Abraços A Todos.

Fabiana

Fabiana

2/12/2013 17:44:13
Acheii otimo! :)

Fernanda faustino pereira

Fernanda faustino pereira

1/11/2013 20:57:10
Muito boa a explicação! Quero saber muito sobre gestão ambiental. Vou iniciar o curso.

Gilberto Ceszrio de Freitas

Gilberto Ceszrio de Freitas

23/9/2013 17:39:08
Estou convencido que o gestor ambiental é o profissional com maior gabarito para colocar em prática o consumo sustentável dos recursos naturais, principalmente os recursos hídricos já que a água é o bem mais precioso que existe e é preciso ser evitado o desperdício.

Maria Emilia Soares Santucci

Maria Emilia Soares Santucci

14/9/2013 14:13:49
Sou estudante na área de Gestão Ambiental,porém tive que estudar quando fiz Comércio Exterior, amei e vi o quanto é importante a conscientização da natureza, em relação a humanidade, pois o único país do mundo que tem o selo AZUL é "Alemanha", ela cumpre seu papel da sustentabilidade, preocupada com que entra e sai em seu país, de forma legal sem que destrua o seu e dos outros...sendo que nós ainda estamos sendo alfabetizados na área, por nunca ter havido interesse do governo pela nossa "Floresta Amazônica"penso que se tem falado muito sobre o assunto, mas pouco ainda está se fazendo, e só estão se mexendo porque o mundo todo está nos cobrando,temos que incentivar nossos cidadãos, e não sair aí aplicando multas e sim disciplinar,concordo com amigos acima em tudo que disseram, então vamos nos unir e fazer a nossa parte e orientando para um futuro seguro, embora até mesmo que ainda não poderemos vê-lo mas saber que não ficamos de braços cruzados e que nos sabíamos sim desde criança ouvimos e estudamos a "Reforma Agrária que nunca aconteceu, e sim a invasão pela qual o movimentos agem e destroem o que foi feito de forma errada, para clamar seu pedacinho de chão...paro por aqui é muito extenso falar sobre este assunto, gostei da explicação que foi dada simples mas de grande conteúdo.

Wellington Geraldo Pereira

Wellington Geraldo Pereira

21/8/2013 15:23:35
Ler esse texto foi muito bom! Estou pensando em fazer um curso de meio ambiente e esta explicação foi muito válida.

Irene

Irene

16/8/2013 12:27:54
Precisamos de educadores ambiental, o que faz boa parte da destruição é a ignorância. Gente que diz que terreno com arvore é terreno sujo e que enterrar o lixo resolve. Temos que preservar a natureza, mas algumas coisas tem que serem adaptadas para preservar nossa própria saúde.

Marlene Módena Amorim

Marlene Módena Amorim

25/7/2013 15:01:28
As Empresas e o Poder Público, ainda não perceberam que precisam de Gestores Ambientais em ação o mais rápido possível, se quiserem ter credibilidade no mercado e junto ao publico alvo e ao povo. Gestor Ambiental vai gerenciar o entorno, ou seja, o meio ambiente.

OLAVO ANDRADE FILHO

OLAVO ANDRADE FILHO

22/7/2013 11:43:25
NA MINHA OPINIÃO A GESTÃO AMBIENTAL, REFERE-SE A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, TAIS COMO: A QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL, AR QUE RESPIRAMOS, AMBIENTE EM QUE MORAMOS, QUANTIDADE DE ÁRVORES NAS CIDADES E TAMBÉM A QUALIDADE DE VIDA DOS SERES HUMANOS.

João Luiz

João Luiz

9/7/2013 09:12:52
Ótimas explicações! Estou fazendo o curso de Gestão Ambiental, acredito que que este campo de trabalho devera crescer muito.

Cleunice santos ferreira

Cleunice santos ferreira

1/4/2013 21:07:34
Está no caminho certo gestora.

Waldeane de oliveira

Waldeane de oliveira

22/3/2013 19:31:47
Eu estou muito interessada sobre o nosso meio ambiente e poder fazer alguma coisa pelo o mesmo. Por isso estou começando o curso de Gestão Ambiental

Isabel gomes do amaral inacio

Isabel gomes do amaral inacio

19/3/2013 13:21:41
Eu estou a terminar o curso de Gestão do Ambiente. O qual tenho a certeza que é um grande curso, mas é preciso abertura principalmente no meu país, Angola.

Claudio Coelho

Claudio Coelho

7/3/2013 21:33:02
Acho que falta é mais respeito com o nosso meio ambiente!

Keitiaura mourao de souza

Keitiaura mourao de souza

20/2/2013 17:52:14
Eu faço Gestão Ambiental e amo essa área. Desde pequena eu me identifico com esse curso e sempre gostei de cuidar do meio ambiente. Precisamos de um Planeta melhor, sem desmatamentos sem prejuízos com nosso meio ambiente..enfim cada um cuidando e conscientizando teremos um Planeta muito mais valorizado para os nosso filhos e netos.

Janaina Barbosa

Janaina Barbosa

17/2/2013 23:42:12
Vou iniciar esse curso de Gestão Ambiental, pois amo a natureza e sei que posso me preparar hoje para contribuir amanha com o meu conhecimento para salvar a natureza que grita por socorro a cada minuto que passa.

Delice nunes da silva

Delice nunes da silva

13/2/2013 22:28:23
Pretendo fazer gestão porque adoro tudo da natureza veja bem nosso país. É rico, mas temos que cuidar muito bem dele.

RONALDO FERREIRA DA SILVA

RONALDO FERREIRA DA SILVA

7/2/2013 14:44:51
OTIMAS EXPLICAÇÕES, POIS ESTOU INICIANDO O MEU CURSO. TENHO CERTEZA QUE UM DIA ESTAREI COLABORANDO COM MEDIDAS PARA AMENIZAR O ABUSO COM NOSSO MEIO AMBIENTE.

Carlos alexandre de jesus

Carlos alexandre de jesus

31/1/2013 21:06:10
Nós devemos implantar Gestao Ambiental em todo lugar, em nossa casa, trabalho, lazer, se cada um de nós tivessem um pouco de gestao em nossas vidas este país seria bem melhor.

FABIO BONFIM

FABIO BONFIM

24/1/2013 10:07:52
Bem esclarecido, e que as empresas de mais oportunidades aos Gestores e Gerentes Ambientais, hoje no mercado sao poucas vagas fornecidas para esta area. O Governo Federal deveria exigir mais das empresas neste conceito ambiental, nosso planeta esta acabando, existe muitas propagandas e na verdade sao poucais benfeitorias efetuadas. Nos seres humanos devemos preocupar com isto, a cada dia esta aparecendo mais doenças e nossos governos gastam muito pelo futebol, mas a saude esta ficando para tras.

Warley Amorim

Warley Amorim

5/1/2013 10:07:39
Eu tenho 5 anos de estudo com práticas de menos exploração do solo, tenho curso de legislação ambiental e pretendo me formar em gestão ambiental porque eu acho que hoje em dia o ser humano está apenas preocupado em seu bem próprio e precisa de mais pessoas para proteger o que Deus faz a todos. Há diferença começa com nós mesmos.

Andreia Rego

Andreia Rego

13/12/2012 14:26:52
Eu tambem estou querendo entrar na área de Gestão Ambiental. Sou amante da natureza, e pretendo me aprofundar cada vez mais nessa área.

Fábio Amorim

Fábio Amorim

12/12/2012 06:38:19
Excelente explicação, com muita clareza, me ajudou a focar os meus estudos nesta área.

Duilio flaviano de Araujo

Duilio flaviano de Araujo

29/11/2012 22:53:04
Gostaria muito de ser um Gestor Ambiental. Porém, os cursos que existem aqui, ou são fracos ou muito caro. Gostaria de saber se existe algum à distancia que eu possa fazer?

FABIANA DA SILVA GOMES

FABIANA DA SILVA GOMES

28/11/2012 11:03:35
O MEIO AMBIENTE PRECISA SER MUITO MAIS PRESERVADO.

Helio Fernandes

Helio Fernandes

16/11/2012 21:12:34
Muito legal sua contribuição! Estou fazendo Gestão Ambiental e sinceramente, às vezes, me pegunto se estou no caminho certo.

Thiago Alves

Thiago Alves

16/11/2012 13:48:39
O Gestor Ambiental deveria ser levado mais a sério. Nosso planeta clama por melhoras e esses profissionais exercem funções que podem ser a solução para um meio ambiente mais saudável. Todos devem dar as mão e lutar pela vida. Estou terminando o Ensino Médio e vou buscar essa profissão(Gestão Ambiental) acredito que o pouco que vou fazer vai mudar essa história.

Thabata

Thabata

8/11/2012 11:58:26
Achei muito interresante essa pesquisa sobre Gestão Ambiental, vocês estão de parabéns!

Danielle Leite

Danielle Leite

5/11/2012 00:20:42
Nislene Flor, se você ainda não entendeu o que é Gestão Ambiental. Embora goste desta área, desista enquanto é tempo! Eu sou Bióloga e tec. Ambiental, te digo, o assunto é extenso. O negócio é mais ação e solução encima dos problemas apresentados com curto ,médio e longo prazo.

Cristina

Cristina

1/11/2012 04:51:07
Gestão do Meio Ambiente é Gestão da Vida dos seres vivos e não seres vivos.

Nislene flor

Nislene flor

20/10/2012 07:56:42
Faço o possível para entender sobre Gestão Ambiental, pois quero me formar nesta área. As vezes é complicado entender certas explicações, mas está ótimo a sua explicação acima.

Sebastiao Viana

Sebastiao Viana

13/10/2012 14:49:09
Obrigado por essa oportunidade de poder me expressar.
Li o texto de Givana Bagio que só veio acrescentar.
sou gestor ambiental e técnico agrícola,quanto aos demais comentarios tambem estou de acordo, mas acho que uma medida simples na destribuição das terras ajudaria tambem a presevar o meio ambiente e gerar riquesas.
tenho o conhecimento desenvolvo nacidade porque no campo não tive a oporunidade, nascir em fazenda gosto da área rural, mas não conseguir juntar dinheiro para comprar 0 meu propio pedaço de chão.Bastaria me ceder uma gleba da reforma agrária, em troca daria meus conhecimentos para os demais acentados uma troca justa economizaria dinheiro público e ajudaria acentar minha família. pelo que entendir pra ter direito a pessoa tem que pertencer algum movimento envasor ser ignorante e não ter nada a dar entroca.se pelomenos o incra mudasse essa maneira de acentar,não averia tanto exedo rural nas áreas acentadas e diminuiria o desmatamento, pelo que sei muitos acentados só quer a madeira depois abadona ou vende,deixando só o passivo tirando a oportunidade de quem realmente deseja viver no campo.

MARCELO LUIZ MACIEL DA SILVA

MARCELO LUIZ MACIEL DA SILVA

13/10/2012 10:20:54
olha, na verdade existe uma falta de respeito muito grande em todo os aspectos e lugares e não é de hoje que nossas florestas vem sofrendo esse abuso de desmatamento. Ai eu pergunto como estão agindo os gestores do Ibama junto a outros fiscais do governo federal e tribunal de contas.gente antes de qualquer ação contra a natureza é preciso com urgência um estudo para ver onde irão ou iremos replantar parte da nossa mata que foi arrancada.isso não depende só de mim mas, de toda autoridade governamental.

Wemerson

Wemerson

30/9/2012 21:34:44
Eu vejo um mundo ainda muito voltado a ambição. Enquanto os governos não deixarem um pouco de lado na questão industrial, e tentarem diminuir o desmatamento, o mundo será sempre esse caos.

DANIEL MACHADO DOS SANTOS

DANIEL MACHADO DOS SANTOS

29/9/2012 09:02:49
Uma bela explicação, sobre Gestão Ambiental. Obrigado pela aula.

SOCORRO ARAUJO

SOCORRO ARAUJO

5/9/2012 10:41:17
Os Gestores Ambientais são de suma importância nos nossos dias, onde vemos nosso planeta indo para o caos e nada ou muito pouco se faz para resolver e amenizar o problema. Falta apoio político e conscientização das pessoas. Porém, cruzar os braços também não ajuda!

Sumar Zilda

Sumar Zilda

25/7/2012 10:13:29
Bacana! É disso que o planeta está precisando, pessoas com o conhecimento dos danos e capazes de desenvolver soluções para atender o pedido de socorro do nosso planeta. Mas é claro que é preciso o bom senso dos políticos, pois sem investimento não se consegue nada.

Sehfhrh

Sehfhrh

25/6/2012 10:39:06
:) ke legal, assim eu acho que as autoridades políticas deveriam dar mais ênfase para os gestores ambientais, com mais recursos para se trabalhar na área do meio ambiente. Isso porquê hoje o trabalho do gestor é muito importante para a preservaçâo do nosso planeta.

José lima de carvalho

José lima de carvalho

9/4/2012 11:20:24
Olha eu acho que as autoridades políticas deveriam dar mais ênfase para os gestores ambientais, com mais recursos para se trabalhar na área do meio ambiente. Isso porquê hoje o trabalho do gestor é muito importante para a preservaçâo do nosso planeta.