Notícias > Ambiente > Qualificação e Certificação ambiental > 

Afinal, O que é Gestão Ambiental?

A área de conhecimento e trabalho intitulada “Gestão Ambiental” vem causando muita confusão entre os especialistas em meio ambiente. A dúvida se inicia com a pergunta, mas afinal o que é Gestão Ambiental? Descubra abaixo...

30 de Abril de 2010.
Publicado por Equipe EcoViagem  

A área de conhecimento e trabalho intitulada “Gestão Ambiental” vem causando muita confusão entre os especialistas em meio ambiente. A dúvida se inicia com a pergunta, mas afinal o que é Gestão Ambiental?

Para responder esta difícil pergunta, antes de tudo deve ser esclarecido que a Gestão Ambiental possui caráter multidisciplinar, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados.

Antigamente existia uma divisão nítida entre os defensores da natureza (ditos ecologistas) e os que pregavam a exploração irrestrita dos recursos naturais. Com o advento do termo “desenvolvimento sustentável” tornou-se necessária a formação de pessoas com um diferente perfil, profissionais que agregassem a visão ambientalista à exploração “racional” dos recursos naturais, aí surgiram os gestores ambientais.

A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.

O que deve ficar claro é que “gerir” ou “gerenciar” significa saber manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível e não necessariamente desenvolver a técnica ou a pesquisa ambiental em si. Pode estar aí o foco da confusão de conceitos entre a enorme gama de profissionais em meio ambiente. Pois, muitos são parte das ferramentas de Gestão (ciências naturais, pesquisas ambientais, sistemas e outros), mas não desenvolvem esta como um todo, esta função pertence aos gestores ou gerentes ambientais que devem ter uma visão holística apurada.

Existe também uma outra discussão sobre o que é “Gestão Ambiental” e o que é “Gerenciamento Ambiental”, alguns defendem que a “gestão” é inerente à assuntos públicos (gestão de cidades, bacias, zonas costeiras, parques) e que gerenciamento refere-se ao meio privado (empresas, indústrias, fazendas e outros).

Esta diferença de significados, na verdade, não é importante, o que é realmente importante é promover a Gestão Ambiental em todos os seus aspectos.

Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.

Autoria: Giovana Baggio de Bruns - Engª Florestal, especialista em Gestão Ambiental através do European Master in Environmental Management, EAEME – Kapodistrian University of Athens e Università degli Studi di Parma, Itália.

Del Valle Editoria
Contato: vininha@vininha.com

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

josé lima de carvalho

 postado: 9/4/2012 11:20:24editar

Olha eu acho que as autoridades políticas deveriam dar mais ênfase para os gestores ambientais, com mais recursos para se trabalhar na área do meio ambiente. Isso porquê hoje o trabalho do gestor é muito importante para a preservaçâo do nosso planeta.

 

sehfhrh

 postado: 25/6/2012 10:39:06editar

:) ke legal, assim eu acho que as autoridades políticas deveriam dar mais ênfase para os gestores ambientais, com mais recursos para se trabalhar na área do meio ambiente. Isso porquê hoje o trabalho do gestor é muito importante para a preservaçâo do nosso planeta.

 

Sumar Zilda

 postado: 25/7/2012 10:13:29editar

Bacana! É disso que o planeta está precisando, pessoas com o conhecimento dos danos e capazes de desenvolver soluções para atender o pedido de socorro do nosso planeta. Mas é claro que é preciso o bom senso dos políticos, pois sem investimento não se consegue nada.

 

SOCORRO ARAUJO

 postado: 5/9/2012 10:41:17editar

Os Gestores Ambientais são de suma importância nos nossos dias, onde vemos nosso planeta indo para o caos e nada ou muito pouco se faz para resolver e amenizar o problema. Falta apoio político e conscientização das pessoas. Porém, cruzar os braços também não ajuda!

 

DANIEL MACHADO DOS SANTOS

 postado: 29/9/2012 09:02:49editar

Uma bela explicação, sobre Gestão Ambiental. Obrigado pela aula.

 

wemerson

 postado: 30/9/2012 21:34:44editar

Eu vejo um mundo ainda muito voltado a ambição. Enquanto os governos não deixarem um pouco de lado na questão industrial, e tentarem diminuir o desmatamento, o mundo será sempre esse caos.

 

MARCELO LUIZ MACIEL DA SILVA

 postado: 13/10/2012 10:20:54editar

olha, na verdade existe uma falta de respeito muito grande em todo os aspectos e lugares e não é de hoje que nossas florestas vem sofrendo esse abuso de desmatamento. Ai eu pergunto como estão agindo os gestores do Ibama junto a outros fiscais do governo federal e tribunal de contas.gente antes de qualquer ação contra a natureza é preciso com urgência um estudo para ver onde irão ou iremos replantar parte da nossa mata que foi arrancada.isso não depende só de mim mas, de toda autoridade governamental.

 

Sebastiao Viana

 postado: 13/10/2012 14:49:09editar

Obrigado por essa oportunidade de poder me expressar.
Li o texto de Givana Bagio que só veio acrescentar.
sou gestor ambiental e técnico agrícola,quanto aos demais comentarios tambem estou de acordo, mas acho que uma medida simples na destribuição das terras ajudaria tambem a presevar o meio ambiente e gerar riquesas.
tenho o conhecimento desenvolvo nacidade porque no campo não tive a oporunidade, nascir em fazenda gosto da área rural, mas não conseguir juntar dinheiro para comprar 0 meu propio pedaço de chão.Bastaria me ceder uma gleba da reforma agrária, em troca daria meus conhecimentos para os demais acentados uma troca justa economizaria dinheiro público e ajudaria acentar minha família. pelo que entendir pra ter direito a pessoa tem que pertencer algum movimento envasor ser ignorante e não ter nada a dar entroca.se pelomenos o incra mudasse essa maneira de acentar,não averia tanto exedo rural nas áreas acentadas e diminuiria o desmatamento, pelo que sei muitos acentados só quer a madeira depois abadona ou vende,deixando só o passivo tirando a oportunidade de quem realmente deseja viver no campo.

 

Nislene flor

 postado: 20/10/2012 07:56:42editar

Faço o possível para entender sobre Gestão Ambiental, pois quero me formar nesta área. As vezes é complicado entender certas explicações, mas está ótimo a sua explicação acima.

 

cristina

 postado: 1/11/2012 04:51:07editar

Gestão do Meio Ambiente é Gestão da Vida dos seres vivos e não seres vivos.

 

Danielle Leite

 postado: 5/11/2012 00:20:42editar

Nislene Flor, se você ainda não entendeu o que é Gestão Ambiental. Embora goste desta área, desista enquanto é tempo! Eu sou Bióloga e tec. Ambiental, te digo, o assunto é extenso. O negócio é mais ação e solução encima dos problemas apresentados com curto ,médio e longo prazo.

 

Thabata

 postado: 8/11/2012 11:58:26editar

Achei muito interresante essa pesquisa sobre Gestão Ambiental, vocês estão de parabéns!

 

Thiago Alves

 postado: 16/11/2012 13:48:39editar

O Gestor Ambiental deveria ser levado mais a sério. Nosso planeta clama por melhoras e esses profissionais exercem funções que podem ser a solução para um meio ambiente mais saudável. Todos devem dar as mão e lutar pela vida. Estou terminando o Ensino Médio e vou buscar essa profissão(Gestão Ambiental) acredito que o pouco que vou fazer vai mudar essa história.

 

Helio Fernandes

 postado: 16/11/2012 21:12:34editar

Muito legal sua contribuição! Estou fazendo Gestão Ambiental e sinceramente, às vezes, me pegunto se estou no caminho certo.

 

FABIANA DA SILVA GOMES

 postado: 28/11/2012 11:03:35editar

O MEIO AMBIENTE PRECISA SER MUITO MAIS PRESERVADO.

 

duilio flaviano de Araujo

 postado: 29/11/2012 22:53:04editar

Gostaria muito de ser um Gestor Ambiental. Porém, os cursos que existem aqui, ou são fracos ou muito caro. Gostaria de saber se existe algum à distancia que eu possa fazer?

 

Fábio Amorim

 postado: 12/12/2012 06:38:19editar

Excelente explicação, com muita clareza, me ajudou a focar os meus estudos nesta área.

 

Andreia Rego

 postado: 13/12/2012 14:26:52editar

Eu tambem estou querendo entrar na área de Gestão Ambiental. Sou amante da natureza, e pretendo me aprofundar cada vez mais nessa área.

 

Warley Amorim

 postado: 5/1/2013 10:07:39editar

Eu tenho 5 anos de estudo com práticas de menos exploração do solo, tenho curso de legislação ambiental e pretendo me formar em gestão ambiental porque eu acho que hoje em dia o ser humano está apenas preocupado em seu bem próprio e precisa de mais pessoas para proteger o que Deus faz a todos. Há diferença começa com nós mesmos.

 

FABIO BONFIM

 postado: 24/1/2013 10:07:52editar

Bem esclarecido, e que as empresas de mais oportunidades aos Gestores e Gerentes Ambientais, hoje no mercado sao poucas vagas fornecidas para esta area. O Governo Federal deveria exigir mais das empresas neste conceito ambiental, nosso planeta esta acabando, existe muitas propagandas e na verdade sao poucais benfeitorias efetuadas. Nos seres humanos devemos preocupar com isto, a cada dia esta aparecendo mais doenças e nossos governos gastam muito pelo futebol, mas a saude esta ficando para tras.

 

carlos alexandre de jesus

 postado: 31/1/2013 21:06:10editar

Nós devemos implantar Gestao Ambiental em todo lugar, em nossa casa, trabalho, lazer, se cada um de nós tivessem um pouco de gestao em nossas vidas este país seria bem melhor.

 

RONALDO FERREIRA DA SILVA

 postado: 7/2/2013 14:44:51editar

OTIMAS EXPLICAÇÕES, POIS ESTOU INICIANDO O MEU CURSO. TENHO CERTEZA QUE UM DIA ESTAREI COLABORANDO COM MEDIDAS PARA AMENIZAR O ABUSO COM NOSSO MEIO AMBIENTE.

 

delice nunes da silva

 postado: 13/2/2013 22:28:23editar

Pretendo fazer gestão porque adoro tudo da natureza veja bem nosso país. É rico, mas temos que cuidar muito bem dele.

 

Janaina Barbosa

 postado: 17/2/2013 23:42:12editar

Vou iniciar esse curso de Gestão Ambiental, pois amo a natureza e sei que posso me preparar hoje para contribuir amanha com o meu conhecimento para salvar a natureza que grita por socorro a cada minuto que passa.

 

Keitiaura mourao de souza

 postado: 20/2/2013 17:52:14editar

Eu faço Gestão Ambiental e amo essa área. Desde pequena eu me identifico com esse curso e sempre gostei de cuidar do meio ambiente. Precisamos de um Planeta melhor, sem desmatamentos sem prejuízos com nosso meio ambiente..enfim cada um cuidando e conscientizando teremos um Planeta muito mais valorizado para os nosso filhos e netos.

 

Claudio Coelho

 postado: 7/3/2013 21:33:02editar

Acho que falta é mais respeito com o nosso meio ambiente!

 

isabel gomes do amaral inacio

 postado: 19/3/2013 13:21:41editar

Eu estou a terminar o curso de Gestão do Ambiente. O qual tenho a certeza que é um grande curso, mas é preciso abertura principalmente no meu país, Angola.

 

waldeane de oliveira

 postado: 22/3/2013 19:31:47editar

Eu estou muito interessada sobre o nosso meio ambiente e poder fazer alguma coisa pelo o mesmo. Por isso estou começando o curso de Gestão Ambiental

 

cleunice santos ferreira

 postado: 1/4/2013 21:07:34editar

Está no caminho certo gestora.

 

João Luiz

 postado: 9/7/2013 09:12:52editar

Ótimas explicações! Estou fazendo o curso de Gestão Ambiental, acredito que que este campo de trabalho devera crescer muito.

 

OLAVO ANDRADE FILHO

 postado: 22/7/2013 11:43:25editar

NA MINHA OPINIÃO A GESTÃO AMBIENTAL, REFERE-SE A PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE, TAIS COMO: A QUALIDADE DA ÁGUA POTÁVEL, AR QUE RESPIRAMOS, AMBIENTE EM QUE MORAMOS, QUANTIDADE DE ÁRVORES NAS CIDADES E TAMBÉM A QUALIDADE DE VIDA DOS SERES HUMANOS.

 

Marlene Módena Amorim

 postado: 25/7/2013 15:01:28editar

As Empresas e o Poder Público, ainda não perceberam que precisam de Gestores Ambientais em ação o mais rápido possível, se quiserem ter credibilidade no mercado e junto ao publico alvo e ao povo. Gestor Ambiental vai gerenciar o entorno, ou seja, o meio ambiente.

 

irene

 postado: 16/8/2013 12:27:54editar

Precisamos de educadores ambiental, o que faz boa parte da destruição é a ignorância. Gente que diz que terreno com arvore é terreno sujo e que enterrar o lixo resolve. Temos que preservar a natureza, mas algumas coisas tem que serem adaptadas para preservar nossa própria saúde.

 

Wellington Geraldo Pereira

 postado: 21/8/2013 15:23:35editar

Ler esse texto foi muito bom! Estou pensando em fazer um curso de meio ambiente e esta explicação foi muito válida.

 

Maria Emilia Soares Santucci

 postado: 14/9/2013 14:13:49editar

Sou estudante na área de Gestão Ambiental,porém tive que estudar quando fiz Comércio Exterior, amei e vi o quanto é importante a conscientização da natureza, em relação a humanidade, pois o único país do mundo que tem o selo AZUL é "Alemanha", ela cumpre seu papel da sustentabilidade, preocupada com que entra e sai em seu país, de forma legal sem que destrua o seu e dos outros...sendo que nós ainda estamos sendo alfabetizados na área, por nunca ter havido interesse do governo pela nossa "Floresta Amazônica"penso que se tem falado muito sobre o assunto, mas pouco ainda está se fazendo, e só estão se mexendo porque o mundo todo está nos cobrando,temos que incentivar nossos cidadãos, e não sair aí aplicando multas e sim disciplinar,concordo com amigos acima em tudo que disseram, então vamos nos unir e fazer a nossa parte e orientando para um futuro seguro, embora até mesmo que ainda não poderemos vê-lo mas saber que não ficamos de braços cruzados e que nos sabíamos sim desde criança ouvimos e estudamos a "Reforma Agrária que nunca aconteceu, e sim a invasão pela qual o movimentos agem e destroem o que foi feito de forma errada, para clamar seu pedacinho de chão...paro por aqui é muito extenso falar sobre este assunto, gostei da explicação que foi dada simples mas de grande conteúdo.

 

Gilberto Ceszrio de Freitas

 postado: 23/9/2013 17:39:08editar

Estou convencido que o gestor ambiental é o profissional com maior gabarito para colocar em prática o consumo sustentável dos recursos naturais, principalmente os recursos hídricos já que a água é o bem mais precioso que existe e é preciso ser evitado o desperdício.

 

fernanda faustino pereira

 postado: 1/11/2013 20:57:10editar

Muito boa a explicação! Quero saber muito sobre gestão ambiental. Vou iniciar o curso.

 

Fabiana

 postado: 2/12/2013 17:44:13editar

Acheii otimo! :)

 

beto

 postado: 9/1/2014 16:58:45editar

Muito bom, Adorei saber sobre Gestão Ambiental,logo iniciarei o Curso. Valeu Abraços A Todos.

 

SERGIO ROCHA

 postado: 13/1/2014 09:17:57editar

Estou convencido que fiz a escolha certa. Depois de ler todos esses comentários sobre o gestão ambiental, o nosso planeta precisa de ajuda nossa.

 

Leandro

 postado: 15/1/2014 14:41:52editar

Eu concordo com muitas algumas coisas que foram aqui ditas ,mas eu sou leigo ainda no assunto. Irei começar a fazer o curso, mas estou ansioso e espero um grande progresso e resultado.

 

ANTONIO FERNANDES

 postado: 19/1/2014 10:12:03editar

Bom dia.
Sou graduado como Tecnólogo em gestão Financeira, minha duvida é:- posso tirar minha carteira, como TÉC AMBIENTAL, já que consta no meu histórico GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.

 

 

Veja também

Brasil pode ter três regiões costeiras com certificação ambiental do projeto Bandeira AzulParque de Abrolhos recebe título internacional no Dia Mundial das Zonas Úmidas

 

editar    editar    editar    0 visitas    22 comentários