Guardas-parque começam a ser capacitados para proteção das UCs

Até o final do ano, 200 bombeiros e policiais militares estaduais estarão aptos a exercer a função específica de proteção ambiental

  
  

Até o final do ano, 200 bombeiros e policiais militares estaduais estarão aptos a exercer a função específica de proteção ambiental nas unidades de conservação federais situadas em áreas do estado de sua origem. Desde segunda-feira (23), está sendo ministrado o primeiro curso de capacitação dos guardas-parque no quartel da Polícia Militar do Pará. O treinamento dos guarda-parque faz parte dos programas de segurança ambiental, coordenados pelos ministérios da Justiça e do Meio Ambiente e criados por meio de decreto. Além da figura dos guardas-parque, o decreto criou o programa guarda ambiental nacional, com o objetivo de desenvolver ações de cooperação federativa na área ambiental.

A primeira turma composta de 50 alunos está recebendo noções de ecologia, políticas públicas e meio ambiente, educação ambiental, programas de uso uso, unidades de conservação, comunicação e meio ambiente, antropologia, negociação de conflitos socioambientais, combate a incêndios florestais e primeiros socorros e urgências. Da primeira turma participam militares dos estados do Pará, Maranhão e Piauí.

No curso de capacitação, além de instrutores policiais e bombeiros, estão servidores do MMA, do Ibama, do Instituto Chico Mendes, do Ministério Público Federal e Territórios, da Universidade de Brasília (UnB) e da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb). Os professores são profissionais com experiências anterior em capacitação de servidores policiais militares e titulações acadêmicas como procuradores, mestres e doutores .

O Ministério do Meio Ambiente firmará convênios com os estados para o fornecimento dos equipamentos necessários ao fortalecimento da atuação do guarda-parque em cada unidade de conservação, em parceria com os servidores da área ambiental de postos florestais de proteção nessas unidades.

Fonte: MMA

  
  

Publicado por em