ISO 14001 ganha nova versão e empresas terão até maio de 2006 para se atualizarem

Mais conhecido e utilizado modelo de sistema de gestão ambiental no mundo, a ISO 14001 ganhou no final de 2004 uma nova versão. Com isso, as organizações certificadas pela versão de 1996 terão até maio de 2006 para fazerem o upgrade, se quiserem manter se

  
  

Mais conhecido e utilizado modelo de sistema de gestão ambiental no mundo, a ISO 14001 ganhou no final de 2004 uma nova versão. Com isso, as organizações certificadas pela versão de 1996 terão até maio de 2006 para fazerem o upgrade, se quiserem manter seus certificados.

Líder mundial e pioneiro no segmento de certificações ambientais, o BVQI – Bureau Veritas Quality International, empresa subsidiária do Grupo Bureau Veritas, acredita que 100% das 1,3 mil empresas certificadas no Brasil farão a transição no prazo determinado pela ISO (International Organization for Standardization), principalmente pelo fato das mudanças não serem dramáticas e não requerem altos investimentos.

A ISO 14001:2004 adiciona novos requisitos e atualiza alguns existentes, sendo que as alterações tiveram como objetivo aumentar a credibilidade da norma por meio de um maior foco em melhoria do desempenho ambiental e do atendimento da legislação em geral, não se restringindo ao âmbito de meio ambiente; melhor compatibilizar a norma com a ISO 9001, facilitando a implementação de sistemas de gestão integrados e incluir definições para o esclarecimento de pontos dúbios da versão anterior.

No caso de organizações que possuem um sistema de gestão ambiental implementado na ISO 14001:1996 e que ainda não estão certificadas, o prazo para fazer a opção pela nova versão se encerra em maio deste ano. Após essa data, as novas certificações e recertificações serão conduzidas apenas pela ISO 14001:2004.

Com a aplicação da ferramenta Gap Analisys, o BVQI pode verificar as diferenças entre as dua versões, fornecendo aos clientes um relatório estruturado que permitirá um planejamento efetivo das empresas para a transição.

“Participamos diretamente do processo de revisão da ISO 14001 discutido em reuniões do comitê TC 207 da ISO. Com isso, adquirimos profundo conhecimento das mudanças ocorridas, podendo posicionar nossos clientes de uma maneira segura e eficiente”, comenta Hugo Pacheco, diretor comercial do BVQI.

Fonte: Accesso Assessoria de Comunicação

  
  

Publicado por em