Rebea reúne para pensar o futuro no Senac em São Paulo

A Rede Brasileira de Educação Ambiental – Rebea promove a Reunião da Facilitação Nacional e a Oficina “Sustentabilidade- projetando o futuro”, que acontecerão em São Paulo, nos dias 27, 28, 29 de outubro. Os eventos serão realizados no S

  
  

A Rede Brasileira de Educação Ambiental – Rebea promove a Reunião da Facilitação Nacional e a Oficina “Sustentabilidade- projetando o futuro”, que acontecerão em São Paulo, nos dias 27, 28, 29 de outubro. Os eventos serão realizados no SENAC Educação Ambiental, na Avenida do Café, 298, com início às 8h30 do dia 27 e término às 13 horas do dia 29.

Os dois eventos são atividades previstas no projeto Tecendo Cidadania e representam uma oportunidade de encontro presencial do corpo de facilitadores da Rebea. A facilitação nacional da Rede atualmente é formada pelas entidades gestoras (Ecoar, WWF, Semasa, Univali, Bioconexão, Ecomarapendi), pelos facilitadores / coordenadores das redes elos e por pessoas e instituições que fazem o trabalho de sustentação da malha da rede.

Estarão presentes, no evento, representantes da REPEA - Rede Paulista de Educação Ambiental; REMTEA - Rede Mato-grossense de Educação Ambiental; Rede Paranaense de Educação Ambiental; Rede Mineira de Educação Ambiental; Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro; Rede de Educação Ambiental de São Carlos; Rede de Centros de Educação Ambiental; REASul – Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental; ReAcre - Rede Acreana de Educação Ambiental; REABRI - Rede de Educação Ambiental da Bacia do Itajaí; REA/PB – Rede de Educação Ambiental da Paraíba; AGUAPÉ - Rede Pantanal de Educação Ambiental; rede Paranaense de EA, além da animadora da lista de discussão GEAI2003, o facilitador / coordenador da Rupea e a Rits.

Está confirmada também a presença da Rede Brasileira de Jornalistas Ambientais, que terá um espaço especial para expor a proposta de formação de um Grupo de Trabalho sobre Informação Ambiental.

As reuniões são fechadas e deliberativas. As redes definirão uma agenda comum de trabalho e linhas para futuros projetos.

A expansão das redes de EA :

O financiamento de cinco redes de Educação Ambiental pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente, a partir de 2002,dinamizou o processo de articulação das redes já existentes e a formação de novas. Atualmente atuam no país 14 redes de Educação Ambiental. Em 2003 aconteceram inúmeros eventos e reuniões organizados pelas redes em diversos estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, São Paulo.

Em novembro acontecerá o “Fome Zero da Educação Ambiental” em Cuiabá, Mato Grosso, organizado pelas Redes Aguapé (MS) e Mato-grossense de Educação Ambiental e, em dezembro, o II Sul Brasileiro de Educação Ambiental, em Itajaí, Santa Catarina, organizado pela Reasul.

Todos os eventos tem sido realizados com parcerias multisetoriais e a com a participação da Rebea. Outro fator catalisador para a articulação das redes de EA tem sido a participação das mesmas no processo de organização das pré-Conferências de Meio Ambiente e nas Conferências Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.

Programação:

26-/10 - Domingo chegada em SP

27/10 - Reunião Facilitação Nacional - 8:30 - 18:00

28/10 - Oficina “Sustentabilidade – projetando o futuro” - 8:30 - 18:00

29/10 - Oficina “Sustentabilidade – projetando o futuro” - 8:30 - 13:00

Pauta reunião Facilitação Nacional

Dia 27.10.2003 – 8:30 / 12:00

1 – Apresentação das pessoas

2 – As atividades da Rebea: Secretaria executiva/Projeto Tecendo Cidadania

Relações com o Pronea/Política Nacional de EA: o grupo gestor da PNEA

Relações com FNMA – financiamento de projetos para redes

Relações com o Sibea – Grupo gestor do SIBEA

12:00 – 14:00 Almoço

14:00 / 15:00 - Acordo de convivência / contrato social

15:00/ 15:30 – V fórum

15:30 – 16:00 – intervalo

16:00 – 17:00 Agenda comum

16:00 – 18:00 – Conferências : CNMA/CNIJMA / Grupo de Informação Ambiental

Informações: Vivianne Amaral 011 9982 6673

Débora Olivato (11) 3052 1362

Local: SENAC Educação Ambiental - Av do Café, 298 (próximo à Estação Conceição do Metrô)

Fonte: REBEA

  
  

Publicado por em