`3º Encontro Recicla Vale` reuniu representantes de prefeituras da região do Vale do Paraíba-SP

Aconteceu na quinta-feira (22/05) em Guaratinguetá, interior de São Paulo, o 3º encontro do `Recicla, Vale` que reuniu representantes de diversas prefeituras da região do Vale do Paraíba.O `Recicla, Vale` é uma iniciativa da Caixa Economica Federal e obje

  
  

Aconteceu na quinta-feira (22/05) em Guaratinguetá, interior de São Paulo, o 3º encontro do `Recicla, Vale` que reuniu representantes de diversas prefeituras da região do Vale do Paraíba.O `Recicla, Vale` é uma iniciativa da Caixa Economica Federal e objetiva fomentar práticas adequadas de preservação do meio ambiente.

Desta vez,os técnicos de diversas prefeituras puderam conhecer a bem sucedida experiência da `Cooperativa Amigos do lixo de Guaratinguetá` que reúne 66 catadores na prática da coleta seletiva em 60% dos domicílios do município.

O projeto teve inicio em setembro de 2000 e nestes 30 meses já foram coletadas 2.800 toneladas de material que representam 36% do total de recicláveis gerados no município. Além de possibilitar melhores condições de trabalho e aumentar a renda familiar, o projeto possibilita também a melhoria da qualidade de vida dos catadores, que freqüentam o curso de alfabetização e mantém uma cozinha comunitária.

Também nesta oportunidade, a Assistente Técnico da Gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Economica Federal em SP, Sobeh, fez uma apresentação do Prêmio `Caixa Melhores Práticas em Gestão Local`, descrevendo as práticas vencedoras e ressaltando as que foram selecionadas e reconhecidas pelo concurso internacional Best Pratices Local Leadership Programme,promovido pela da ONU.

O projeto está sendo coordenado pela Superintendência e pela Área de Desenvolvimento Urbano da Caixa no Vale do Paraíba, com a participação das técnicas sociais representantes do FL&C (Fórum Lixo e Cidadania) do Estado de São Paulo, Ana Marina Lourenço P. de Almeida e Mônica Rossi Lenzi.

Fonte: Ass.Imprensa Caixa Economica Federal

  
  

Publicado por em