`Recicla Verão 2004 será realizado nas praias de Salvador e Recife

A Alcoa Alumínio e a Tomra Latasa invadem as praias do Nordeste neste verão. De 17 de janeiro a 7 de março, as empresas promovem o Recicla Verão 2004, ação que tem por objetivo estimular a reciclagem de embalagem Pet e latas de alumínio na estação em que

  
  

A Alcoa Alumínio e a Tomra Latasa invadem as praias do Nordeste neste verão. De 17 de janeiro a 7 de março, as empresas promovem o Recicla Verão 2004, ação que tem por objetivo estimular a reciclagem de embalagem Pet e latas de alumínio na estação em que o consumo de líquidos, águas, refrigerantes e cerveja, é maior, por causa do calor.

Pela ação, 36 pessoas recolherão latas e Pets em quatro praias de Salvador – Barra, Vilas do Atlântico, Piatã, Pituba –, e em quatro de Recife – Boa Viagem, Pina, Porto de Galinhas e Maracaípe.

A partir do primeiro dia, uma ação especial será montada nas praias com distribuição de sacos para coletas e ventarolas, contendo informações sobre reciclagem, além de coletores especiais espalhados pela orla.

A expectativa é de que 1,2 milhão de embalagens seja recolhida na areia. Mas o principal objetivo é despertar a
importância da reciclagem. A ação será anunciada em rádios, jornais, revistas e outdoors locais.

`Todos os consumidores são potenciais agentes de reciclagem. Temos que conscientizar o maior número possível de pessoas para obter uma grande quantidade de material reciclado`, analisa Dario Albagli, gerente comercial de Primários da Alcoa.

`A previsão é de que, com esta ação, possamos não apenas aumentar o volume de material reciclado, mas, principalmente, trazer este tema para o debate público`, completa.

Albagli explica que, para atingir este objetivo, os spots de rádio, que farão parte da campanha de divulgação do programa, contarão com curiosidades sobre a reciclagem, como economia de energia, ou ainda a
importância sócio-econômica para o país e o meio-ambiente.

Paulo Roberto Abreu, da Tomra Latasa, ressalta que a campanha busca explorar a proximidade do consumidor com a reciclagem. `O ideal é que todos participem do processo, trazendo as embalagens das suas casas e separando o material nas ruas`, completa.

A Alcoa sempre esteve envolvida com a reciclagem. O último projeto que recebeu o investimento da companhia, em dezembro de 2003, foi destinado à reciclagem de embalagens tipo longa vida, a tecnologia
de Plasma, que separa o alumínio e o plástico, que compõem a embalagem cartonada.

O processo separa os três componentes da embalagem, papel, plástico e alumínio, que voltam para a cadeia produtiva, como
matéria-prima.

Tomra Latasa Reciclagem S.A. é pioneira na reciclagem de alumínio no Brasil e atua no segmento desde 1991. A empresa oferece soluções integradas para a reciclagem de latas de alumínio e garrafas Pet, desde
a coleta do material até o processo de transformação da sucata em material industrial.

A empresa possui 14 centros de coleta espalhados pelo país, de onde sai o material que será reciclado no Centro de Reciclagem Industrial em Pindamonhangaba (SP), com capacidade de processar 40 mil toneladas de alumínio por ano.

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa, Inc., empresa fundada nos Estados Unidos em 1888. Líder mundial na produção e na tecnologia de alumínio, a Alcoa emprega 127 mil pessoas distribuídas em 300 unidades operacionais e escritórios comerciais em 40 países.

Em 2002, seu faturamento mundial somou US$ 20,2 bilhões. A Alcoa fabrica alumínio primário, alumina, extrudados, chapas e folhas, pó de alumínio, produtos químicos industriais, tampas plásticas, embalagens flexíveis, entre outros, atuando em vários segmentos e contribuindo para tornar a vida moderna cada dia mais simples.

Sobre a Tomra Latasa

Tomra Latasa Reciclagem S.A. alia tecnologia, inovação e projetos sociais ao ciclo da reciclagem. RVMs(reverse vending machines), Replanetas, Projeto Escola, Recicle Mais e parcerias corporativas são algumas das soluções oferecidas pela empresa para disseminar a cultura da reciclagem.

Por meio de ações junto à população, a Tomra pretende incentivar os consumidores a participarem do processo de reciclagem, visando preservação do meio ambiente, redução do desperdício e conservação de recursos naturais.

Alcoa e Tomra Latasa anunciam campanha de reciclagem

Agência E/OU criou as ações de divulgação do projeto em Salvador e Recife .No período de 17 de janeiro a 7 de março, a Alcoa Alumínio e a Tomra Latasa estarão unidas em um projeto de reciclagem nas praças de Salvador e Recife. Trata-se da Ação Recicla Verão 2004, que tem por objetivo estimular a reciclagem de latas de alumínio e garrafas Pet.

`Essa ação visa colocar o tema reciclagem no dia-a-dia das pessoas e fomentar o seu debate`, informa Eduardo Soutello da agência E/OU. `O mote da campanha -`Recicle - Tá na sua mão` - é o próprio call to action que chama o consumidor à responsabilidade de agir e ao mesmo tempo ressalta como é fácil ter uma
participação ativa`, completa.

Para atingir o público flutuante, o mix de comunicação privilegiou as ações de mídia exterior, rádio e ações promocionais - com distribuição de material informativo nas praias e coletas relâmpago com promotores.

Para uma cobertura ainda mais eficiente, o plano de mídia foi complementado com inserções em jornais locais de grande circulação.

Com o forte peso na mídia exterior da campanha, a direção de arte foi focada no apelo visual imediato: Junto ao slogan `Recicle. Tá na sua mão` pessoas consomem bebidas em latas. As imagens têm cores fortes e alegres, imediatamente associadas ao verão.

Durante todo o período da campanha, cinco spots de rádio buscam ao mesmo tempo informar e despertar o interesse a respeito do tema com informações curiosas sobre reciclagem.

`Todos os consumidores de latas de alumínio/Pets são potenciais agentes de reciclagem. Por isso, o objetivo da campanha é aproveitar esta época do ano, em que o consumo deste tipo de embalagens é maior, para estimular a participação de todos neste processo`, assinala Dario Abalgli, gerente comercial de Primários da Alcoa.

`Há uma grande proximidade dos consumidores com a embalagem,seja de suco,água, refrigerante ou cerveja. Elas estão em toda parte. Com a campanha, colocaremos a reciclagem ainda mais ao alcance de todos`, diz Janise Coelho, coordenadora de projetos da Tomra Latasa.

Fonte: CDI

  
  

Publicado por em

Paloma Guimares

Paloma Guimares

30/10/2008 11:17:49
achei massa muito bom mesmo fazer esse tipo de projeto ajuda a poteger e cuidar do nosso maravilhoso criador nos deu