`Totem Ecológico` no Laranjal do Jari utilizou garrafas pet, pneus e outros materiais reciclados

Visitantes à primeira praça urbanizada no Laranjal do Jari (AP) podem ver o `Totem Ecológico`, construído pelas crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Orsa na região. Na construção do totem foram utilizadas garrafas Pet, pneus e outros materia

  
  

Visitantes à primeira praça urbanizada no Laranjal do Jari (AP) podem ver o `Totem Ecológico`, construído pelas crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Orsa na região.

Na construção do totem foram utilizadas garrafas Pet, pneus e outros materiais reciclados, em homenagem àqueles que fazem o reaproveitamento correto do lixo, além de ser símbolo de respeito à natureza.

Junto ao marco, pode-se ler a inscrição: `Rio e floresta; floresta e cidade; rio de floresta; na praça da cidade.O Totem ecológico é símbolo dos que têm fé na vida; dos que reinventam o lixo; de quem ama as pessoas;porque cuida do rio, da floresta e da cidade.`

O monumento é mais uma ação da Escola da Natureza para a educação ambiental da comunidade local.Visitas monitoradas ao local estão sendo organizadas pelos `Amigos da Praça`, que reúne educadores e educandos da Fundação Orsa, colaboradores da Jari Celulose, sociedade civil e membros da Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari.

A Escola da Natureza, projeto integrado da Fundação Orsa, é uma iniciativa inédita e será um espaço para estudantes da região e de todo o País que queiram investigar a biodiversidade local. Em dezembro de 2001,foi firmado o convênio entre o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA e Fundação Orsa para a efetivação da Escola da Natureza, na Estação Ecológica do IBAMA, localizada nos Estados do Pará e Amapá.

Fundação Orsa:

Criada em 1994, a Fundação Orsa atua como `sementeira` de projetos e ações voltados à formação integral da criança e do adolescente.Ela estabelece modelos de propostas, deca-se à pesquisa e ao desenvolvimento dessas `sementes` que, depois de testadas e aprovadas, podem ser disseminadas por ela e/ou por outras organizações, multiplicando assim o alcance e o impacto na sociedade.

`Somos um veículo de transformação para unir todas as pontas, entregando esperança à sociedade e soluções comprovadas ao governo`, explica Sergio Amoroso, instituidor da Fundação Orsa e principal acionista do Grupo Orsa, cujas empresas destinam 1% do faturamento bruto anual para a Fundação Orsa.

Sediada em Carapicuíba, na Grande São Paulo, a missão da entidade é estimular e aplicar programas e projetos destinados a oferecer melhores condições de educação, saúde e promoção social à criança e ao adolescente.Em 2001, foram realizados mais de 731 mil atendimentos.

Fonte:Ricardo Viveiros Oficina de Comunicação

  
  

Publicado por em

Neide Regina de Almeida Leandro

Neide Regina de Almeida Leandro

16/06/2009 13:43:42
Amei a iniciativa, gostaria de saber mais sobre o assunto e estar interagindo.Abraços Neide Regina