Alunos da Favela de Heliópolis desenvolvem projeto que transforma bitucas de cigarro em papel

Bitucas passaram por tratamento químico que retirou o odor do tabaco e receberam sementes de flores e temperos e foram transformadas em papel A4

  
  
A ideia é que o projeto seja apresentado na Febraci, a Feira Brasileira de Ciências da USP

Três alunos da Etec de Heliópolis, em São Paulo (Capital), apresentaram durante a 6ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza um projeto inovador para a reciclagem de bitucas de cigarro, chamado "Sementuca". O projeto transforma bitucas em papel tamanho A4 e foi desenvolvido no curso técnico de administração da escola.

A coordenadora do curso e orientadora do projeto, Taís Bisbocci, lembra que apenas instigou os alunos a observarem o que os incomodava na cidade. "Disse que eles precisavam fazer algo inovador, que agregasse ao currículo deles, expliquei que esse não era apenas um trabalho de conclusão de curso, mas uma iniciativa que eles levariam para o resto da vida", afirmou Taís.

Com a ajuda de uma professora de química, que acompanha os alunos na Escola Estadual onde estão matriculados, as bitucas passaram por um tratamento químico, que retirou o odor do tabaco e receberam sementes de flores e temperos. A ideia é que o projeto seja apresentado na Febraci (Feira Brasileira de Ciências da USP) e que, futuramente, o papel-semente possa ser plantado, tornando o projeto ainda mais sustentável.

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em