Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Ambiente > Reciclagem > 

AREBOP congrega empresas cuja atividade principal é a reciclagem de pneus

A AREBOP – Associação Nacional das Empresas de Reciclagem de Pneus e Artefatos de Borrachas, constituída em 2006 para organizar, incentivar, viabilizar e auto-regulamentar o setor, conta hoje com 12 empresas associadas, que gera

3 de Abril de 2007.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

A AREBOP – Associação Nacional das Empresas de Reciclagem de Pneus e Artefatos de Borrachas, constituída em 2006 para organizar, incentivar, viabilizar e auto-regulamentar o setor, conta hoje com 12 empresas associadas, que geram 550 empregos diretos e em torno de 5 mil empregos indiretos em todo o País e, busca atingir ainda este ano 25 associadas. Nos últimos seis anos foram investidos R$ 45 milhões de reais no setor, com capacidade de destinação de pneus inservíveis acima de 280.000 toneladas.

“Buscamos a conscientização do empresário e da sociedade da necessidade da destinação ambiental e a de preservação do meio ambiente”, diz o diretor executivo da AREBOP, José Carlos Arnaldi. “Para facilitar o processo, um de nossos maiores objetivos é congregar e reunir as empresas cuja atividade principal é à reciclagem de pneus inservíveis e de artefatos de borracha”, completa.

Entre as diversas premissas da AREBOP está a permanente colaboração aos órgãos governamentais, atuando tecnicamente e de forma consultiva, para o efetivo cumprimento da legislação em vigor; a participação efetiva na formulação de proposições e de procedimentos, prestando suporte aos órgãos governamentais, principalmente aos responsáveis pela preservação do meio ambiente; IBAMA, CONAMA e MMA - Ministério do Meio Ambiente; e o desenvolvimento técnico e aprimoramento constante, na reciclagem de pneus de pneus inservíveis e dos artefatos de borrachas, buscando o crescimento do setor e a num futuro bem próximo a constituição um Organismo único, visando a unificação de legislações na América Latina.

A reciclagem ou a destinação de pneus inservíveis não é recente no Brasil. Atividade existente há mais de 30 anos em nosso mercado, mas até o inicio de 2.000, pouco conhecida e também reconhecida.

O processo de reciclagem ou destinação dos pneus inservíveis pode ser divido em dois tipos:

- Pneus diagonais (convencionais), através do processo de laminação temos a fabricação de diversos produtos como: passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados, etc.
- Pneus radiais dependendo da aplicação é exigida a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais,tecidos, etc.). A borracha é triturada em lascas que são moídas.

O produto obtido pode ser então refinado em moinhos para a produção de grânulos ou pó de borracha. Este material tem várias utilidades entre as principais podemos destacar; matéria prima para ser agregada ao concreto, ao asfalto; na fabricação de produtos de artefatos de borrachas em geral (tapetes para automóveis); aplicação em quadras esportivas e áreas de lazer, etc...

Atualmente o maior volume de pneu inservível em um percentual reduzido ou o picotado em pedaços de 2” é utilizado como combustível alternativo em forno de clinquer (cimenteira), em substituição ao carvão. Com a reciclagem ou a destinação de pneus inservíveis estamos cuidando da saúde e do meio ambiente, sendo este um dos meios de evitar a dengue, pneus servem de criadouro para o mosquito transmissor; evitar enchentes, pneus abandonados podem entupir tubulações; e contribuir para não agravar a poluição, o pneu inservível é um resíduo - classe II (não perigoso), não inerte, conforme normas técnicas em vigor.

Fonte: Solucoesci

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Fabrícia Torres

 postado: 26/8/2008 10:35:55editar

Qual destino posso dar aos pneus das borracharias de minha cidade, se aqui não existe nenhuma fábrica destinada á reciclagem dos mesmos? Moro em Itaituba-Pa e gostaría de uma sugestão sobre o assunto o mais rápido possível.

 

Marivaldo Nascimento

 postado: 18/10/2008 15:38:59editar

Estou trabalahndo numa ONG chamada Onaproma e estou cadastrando as empresas que queiram dar um destino p/ a reciclagem de pneus, área em que minha empresa trabalha. Portanto, todos que trabalham com pneus, agora podem ter a certeza de que nossa ONG estará dando o destino correto para os resíduos dos pneus.

Ligue e faça seu cadastro o quanto antes...vamos limpar nosso planeta...!
Quero ajudar vc a fazer sua parte...!

Marivaldo - 11 4514-7626
e-mail: marivaldonascimento@vivax.com.br

 

luiz santos

 postado: 20/3/2009 09:31:34editar

Gostaria de saber qual o custo inicial de uma usina de reciclagem de Pneus.Estou pesquisando ja algum tempo e ainda não consegui.Moro em Porto Velho Rondonia e o tema de reciclagem com Pneus me atraiu e muito Estou formando em Arquitetura e a minha area de atuação está voltado para a Bio arquitetura.Ps grato

 

Edna de souza

 postado: 19/4/2009 22:11:16editar

Bom dia !!!!!!!!!!Estou montando uma empresa de reciclagem para a faculdade e achei este ramo imteressante ...poderia me ajudar...
fornecedo
clintes , objetivo e metas ,cronograma de implantação
so para que eu possa ter um base...

atenciosamente EDNA

 

Antonio Pereira da Silva

 postado: 23/4/2009 22:12:02editar

Venho através deste, buscar informações para que eu possa me ingressar no mercado de reciclagem de pneus.Pois após algumas pesquisas me identifiquei com o setor.Mas preciso me informar sobre o custo que teria para iniciar tal empresa, onde adquirir maquinários, entre outros.Tenho dúvidas se há algum incentivo governamental.Esclarecendo que resido no Triângulo Mineiro, não tendo conhecimento de nemhuma empresa de reciclagem de pneus em minha região.Aguardo contato para que possa ser sanadas todas minhas dúvidas. Grato.

 

Clayton Dias

 postado: 28/4/2009 22:55:52editar

Boa noite
trabalho com revenda de pneus novos e gostaria de saber um pouco mais sobre a reciclagem de pneus pois estou pensando em montar uma empresa para reciclar os pneus usados que sao muitos, gostaria de vtrocar informações aguardo retorno.

 

Macedo

 postado: 1/5/2009 16:38:02editar

Trabalho na Pós-venda de uma concessióris de Natal/RN. Gostaria de informações como e onde reciclar (Estocagem, compradores e venda).

 

Meire

 postado: 12/6/2009 13:42:02editar

Estou a procura de informações para que eu possa me ingressar no mercado de reciclagem de pneus.Mas preciso me informar sobre o custo que teria para iniciar tal empresa, onde adquirir maquinários, entre outros.Gostaria de saber também se há algum incentivo governamental.
Obrigada

 

Fabio

 postado: 23/7/2009 09:44:45editar

Estou elaborando um projeto de instalação de usina de reciclagem de pneus, preciso saber sobre mercado, quem compra o produto reciclado e qual os valores pagos.

 

FAM SERVIÇOS BORRACHARIA

 postado: 20/8/2009 13:00:09editar

Boa tarde, temos uma borracharia, e na nossa cidade não possui uma usina,creio que nem na região, gostaria de me informar quanto custaria p/colocar uma usina de reciclagem de pneus, e se o governo teria um programa de incentivo para a mesma,gostaria de ter mais informação sobre o processo e aonde poderia vender a materia prima.aguardamos...

 

breno benicio beis

 postado: 7/9/2009 17:05:53editar

moro na cidade litorânea de Cidreira no Rio Grande do Sul, e gostaria de saber se existe no Rio Grande do Sul , alguma empresa que trabalhe com pneus reciclado (picotado), pois sou projetista de maquinas e quero construir maquinas para picotar pneus.tenho ja pronto o projeto de uma picotadora.

 

roberto

 postado: 14/9/2009 11:11:26editar

Gostaria de saber informações sobre usina de reciclagem de pneus:preciso saber sobre o mercado, quem compra o produto reciclado ,qual os valores pagos, se existe incentivo do governo para a mesma, se já existe no rio grande do sulquem receba pneus usados.obrigado

 

alexandre

 postado: 26/9/2009 21:02:21editar

Venho através deste, buscar informações para que eu possa me ingressar no mercado de reciclagem de pneus

 

jose roberto campos de oliveira

 postado: 24/10/2009 12:14:01editar

gostaria de saber como entrar no ramo de recilagem de pneus,aonde comprar as maquinas,vender para quem,e se o ramo é bom.... desde ja agradeço pela atençao

 

ANTONIO C RIBEIRO

 postado: 28/10/2009 15:36:47editar

Tenho interesse em montar uma empresa de reciclagem de peneus aqui em MANAUS, gostaria de saber se existem no Amazonas alguma empresa associada e, se há possibilidade de ter mais uma empresa nesse ramo, uma vez que, tive o conhecimento de maquinário na china que é de extrema utilidade na reciclagem. Aguardo uma resposta.
Antonio

 

Diego Ap. Dias

 postado: 28/12/2009 11:04:50editar

Venho através deste, buscar informações para que eu possa me ingressar no mercado de reciclagem de pneus.Pois após algumas pesquisas me identifiquei com o setor.Mas preciso me informar sobre o custo que teria para iniciar tal empresa, onde adquirir maquinários, entre outros.Tenho dúvidas se há algum incentivo governamental

 

jose fernando

 postado: 7/2/2010 17:42:42editar

Venho através deste, buscar informações para que eu possa me ingressar no mercado de reciclagem de pneus.Pois após algumas pesquisas me identifiquei com o setor.Mas preciso me informar sobre o custo que teria para iniciar tal empresa, onde adquirir maquinários, entre outros.Tenho dúvidas se há algum incentivo governamental.Esclarecendo não tendo conhecimento de nenhuma empresa de reciclagem de pneus em minha região.Aguardo contato para que possa ser sanadas todas minhas dúvidas. Grato.

Contato:nandinhonx@hotmail.com

 

Lilian

 postado: 15/3/2010 09:23:51editar

Ola bom dia recentemente vimos uma materia no Jornal Nacional a respeito da reciclagem de pneus, meu marido ficou interessadissimo em abrir uma usina( Moramos em Porto Alegre, mas ele gostaria de abrir em Guaiba), só que precisamos das seguintes informações:
Quanto custa para montar esta usina?
Quais as licenças necessárias?
De quem teremos apoio para este tipo de empreendimento?
Há alguma iniciativa do Governo?

 

Wilio Gonçalves

 postado: 12/5/2010 01:41:27editar

Queridos

Somos de uma ONG em Goianésia, Goiás e desejo recolher os pneus inservíveis para dar fim ecológico aos mesmos.

Vocês saberiam de alguma empresa que pudesse manter conosco uma parceria buscando pneus e dando encaminhamento para alguma Indústria ou coisa parecida?

Grato pela atenção.

Wilio Gonçalves

A Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma), está fortalecendo seu programa de reciclagem. A lista com todos os pontos fica disponível no site da entidade, www.reciclanip.com.br

Wilson Reis

 postado: 7/6/2010 16:50:10editar

Prezados Senhores

Tenho um contato no exterior que deseja comprar pneus usados, ou triturados. Gostaria de saber de V.sas tem interesse em vender o produto.

Aguardo vossos comentarios.

Atenciosamente

Wilson Reis

 

João

 postado: 23/7/2010 01:48:10editar

Olá, estou interessado em abrir uma empresa de reciclagem de pneus, gostaria de saber qual o investimento inicial, onde comprar as máquinas e quais seria, o preço do mercado dos materiais obtidos a partir do pneu.
Além disso gostaria de saber se existe um incentivo governamental para esse tipo de empresa.
Obrigado

 

José Antonio

 postado: 3/10/2010 13:54:27editar

Tenho procurado e pesquisado produtos e artefatos de borracha de pneu reciclado. Ex:mantas para proteção de quinas e colunas,batentes anti impacto para proteção de pára choques em box individual de estacionamentos e garagens de condomínios, pisadeiras para jardim e pisos em manta para calçadas e outros artefatos fabricados com este material reciclado. O preço tanto de peça ou metro quadrado é desanimador.Custa caríssimo estes produtos.Eu precisava de quantidade de protetores de pára choque para box de garagem individual e já desisti, busquei outras alternativas. E não é só isso, todos os artefatos que tenho visto no mercado é a mesma coisa. Para aqueles que estão encantados com isso, é bom tomar certo cuidado, com estes preços praticados isso não irá decolar tão cedo.

 

Fabrício Ferreira

 postado: 5/11/2010 13:24:53editar

gostaria de saber se há indústrias de reciclagem ou transformação, que compra pneus na região do trângulo mineiro. Mesmo que não haja, me informe um endereço de uma indústria mais próxima. grato, Fabrício

 

owander oliveira

 postado: 28/12/2010 17:43:03editar

olá gostaria de ter todo e qualquer tipo de informaçoes sobre como montar uma empresa de reciclagen de borracha.
pois tenho um grande interesse na area, porem não tenho muita inmformação, gostaria de saber sobre maquinario,cliente,armazenamento,valores,e se o mercado é estavel pra essa area.

Obrigado Owander Oliveira (27) 9885-1716

 

José Maria

 postado: 13/1/2011 09:54:32editar

Gostaria de receber informaçoes sobre como montar uma usina de reciclagen de borracha a partir de sucata de pneus, preços praticados, evolução para este nicho de mercado, incentivos, linhas de crédito, além das alternativas para se alcançar o mercado internacional (exportação e importação).

 

Cesar Martignoni Francisco

 postado: 18/2/2011 16:06:28editar

Gostaria de receber informações sobre como montar uma usina de reciclagem de pneus, a demanda de mercado, linhas de crédito, se existem cursos voltados à esta area e como entrar em contato.

A dica é entrar em contato com a Reciclanip. Atualmente ela conta com 620 pontos de coleta distribuídos pelo país e todas as destinações realizadas pela entidade são reconhecidas pelo IBAMA. Saiba no site www.reciclanip.com.br

Robertta

 postado: 11/5/2011 14:17:53editar

Boa tarde,

Estou levantando dados para construção de uma usina de reciclagem de pneus na Bahia. Gostaria de informações técnicas deste processo: porcentagem de materias que "sobram" do processo de reciclagem de pneus radiais (nylon e aço), por quanto posso vender em média esses produtos, custo inicial, para uma área de 1.000m qual deve ser a minha produção, ou qualquer outra informação que vocÊs possam me oferecer.

Grata

A Reciclanip já conta com 469 pontos de coleta em todo País. Em cada um destes locais, a Reciclanip recolhe e transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento. A lista com todos os pontos fica disponível no site da entidade: www.reciclanip.com.br

denise luz

 postado: 25/5/2011 15:02:41editar

Eu gostei muito da informação. Moro em Nova Iguaçu, RJ, E quero saber quanto custa um maquinario para reciclar pneus, E quem compra essa materia prima e por quanto.
Obrigada Denise Luz

 

ademar penna junior

 postado: 1/7/2011 12:21:12editar

Quero montar uma usina de reciclagem tenho apoio da prefeitura, e de grandes empresas.
gostaria de saber onde comprar maquinario,e quais as empresas, que compraria esta materia prima desde ja obrigado.

 

MAURICIO

 postado: 12/7/2011 15:17:02editar

OLA TUDO BEM?EU E MEU IRMÃO ESTAMOS ESTUDANDO ESSE MERCADO A 06 MESES E DE FATO ENCONTREI UM SAIT A QUAL TIRA DUVIDAS INICIAIS Q SÃO VCS.GOSTARIA DE SABER QUE ORGÃO OU ENTIDADE DO GOVERNO QUE AJUDAM E INCENTIVAM COM VERBAS AS EMPRESAS DE RECICLAGEM SE PNEUS POIS O INICIO É MTO DIFICIL.GOSTARIA QUAIS SÃO AS MPRESAS QUE FORNECEM OS MAQUINARIOS PARA MONTAR?E VALORES DE MAQUINARIOS.DESDE JÁ AGRADEÇO AGUARDO RETORNO

A Reciclanip conta com 469 pontos de coleta em todo País.

Tente manter um contato com esta empresa , através do site www.reciclanip.com.br

Boa Sorte!

Carlos

 postado: 29/10/2011 19:47:49editar

Estou interessado em reciclar pneus. Onde posso encontrar projeto para investir?

 

MARCELO MAIA

 postado: 6/12/2011 15:47:45editar

Venho tentando pesquisar e me informar como montar usina de reciclagem de pneus na Bahia, projeto detalhado, se existe subsidio, incentivo do governo federal, aréa para instalção usina de medio porte, onde escuar a produção. etc etc

 

Flávio Lemos

 postado: 17/1/2012 11:35:54editar

bom dia, poderia me informar empresas que comprem pneus triturados no rio de janeiro, são paulo , minas gerais e esipito santo

 

Carlos Roberto

 postado: 23/2/2012 21:30:20editar

Boa Noite

A todos os interessados a entrar no ramo de reciclagem de pneus eu digo que não é fácil,estou com um projeto já de instalação,e um investimento de aproximadamente 20.000.000.00,e ainda encontro dificuldades. Se vocês tem mesmo interesse,eu recomendo procurar o orgão ambiental do seu município,informar sobre a atividade e depois procurar a Reciclanip para a liberação na sua região,pois ela é quem disponibiliza a quantidade de pneus a serem processadas.
Ela vai exigir todas as licenças ambientais para o início da atividade.
Outra questão é a compra dos equipamentos,eu cheguei a cotar uma usina completa por 6.800.000.00,a mesma usina em outro fornecedor,por 2.200.000.00,pense bem antes de comprar os equipamentos,consulte primeiro,muitas vezes você esta comprando um equipamento de um corretor e não sabe.
Desejo sucesso a todos que queiram reciclar pneus,assim estamos contribuindo com um meio ambiente limpo e uma vida melhor.Sucesso a todos.

diretorubbe@hotmail.com

 

Raquel Freitas

 postado: 23/2/2012 22:53:44editar

Eu estou pesquisando muito para montar uma empresa de reciclagem de pneu. Já fui visitar fábricas, conversei com muitas pessoas mas ainda não senti firmeza sobre os possiveis compradores para o produto final. Se alguem souber quem tem interesse, quais as empresas que compram este tipo de matéria-prima, eu aguardo resposta. Att. Raquel Freitas

 

Carlos Roberto

 postado: 24/2/2012 11:43:41editar

Bom Dia

Cara Raquel Freitas,em relação de colocar a matéria prima no mercado não é difício,primeiramente temos que fazer uma apresentação do produto,mercado tem,qualquer dúvida pode me enviar e-mail,no que eu puder ajudar estarei pronto.
Meu e-mail é diretorubbe@hotmail.com

Carlos Roberto Ferreira
Diretor Executivo

Unidade Beneficiadora de Borracha Ecologiy

 

Rose Genaro

 postado: 4/3/2012 16:11:19editar

Faço parte de uma ong em Bauru e gostaríamos de ingressar nesta área de reciclagem de pneus, gostaríamos de receber(coletar) estes pneus e depois repassarmos as empresas que reciclam, para tanto gostaria de saber se estas empresam pagam por estes pneus, na realidade gostaríamos de montar um grupo de catadores de pneus assim como existem os catadores de papel, latinhas e assim poder gerar uma renda para estas pessoas, isto é possível??, se sim gostaria de saber quais empresas receberiam estes pneus. Obrigada!!

 

EWERTON

 postado: 21/3/2012 18:27:00editar

Gostaria de saber sobre os custos para se montar uma Usina de Reciclagem de Pneus. Gostaria também de saber sobre maquinário.

 

Kelly

 postado: 22/3/2012 12:13:17editar

Gostaria de saber se existe alguma recicladora de pneus radial na região metropolitana de Natal.

 

michael simionato bueno

 postado: 11/5/2012 22:15:42editar

ola preciso saber quem gostaria de comprar pneus para reciclagem tenho mais de 20.000.00 carcaças otimo preço interessados favor entar em contato urgente. obrigado!!

 

Flavio Narvaez

 postado: 6/6/2012 13:55:22editar

Gostaria de receber informações quanto ao custo para abertura de uma empresa de reciclagem de PNEUS e as necessidades básicas para o empreendimento, tenho acompanhado a matéria mas seria interessante se aprofundar no assunto para a correta tomada de decisão.

 

genilson rocha

 postado: 22/7/2012 20:34:35editar

moro em natal e vejo que natal nao tem uma usina de reciclagem de pneus, como morador posso melhorar meu estado do RN?Implantando uma cooperativa junto com os borracheiros.Eu gostaria de saber sobre os custos para se montar uma usina de reciclagem de pneus e os maquinários.

 

Felipe Portela

 postado: 6/8/2012 14:40:50editar

Estou na região sudeste de Minas Gerais, quanto me custaria para montar uma empresa deste proporção.
Cordialmente grato.

 

Felipe de oliveira

 postado: 19/9/2012 18:43:12editar

oi, estou interessado em instalar uma empresa baseada na reciclagem de pneus, pois moro em santa catarina e a quantidade de pneus descartados aqui e muito volumosa...gostaria de receber informações sobre custo inicial onde vender o produto entre outros...obrigado pela atenção

 

JUNIOR

 postado: 16/1/2013 17:54:51editar

oi, estou interessado em instalar uma empresa baseada na reciclagem de pneus, pois moro em QUATA interior de SP. e a quantidade de pneus descartados aqui e muito volumosa...gostaria de receber informações sobre custo inicial onde vender o produto entre outros...obrigado pela atenção

 

jorge pereira

 postado: 1/2/2013 14:11:01editar

Boa tarde senhores preciso de informaçao sob fornecimento de pneus para reciclagem

 

Franci

 postado: 5/4/2013 08:36:55editar

Muito interessante a iniciativa de voces. Gostaria que vocês me informassem fabricas que produzem produtos em geral com pneu reciclado, como por exemplo protetores para garagem. muito obrigado! Aguardo.

 

Gabriel

 postado: 10/4/2013 17:14:02editar

Estou precisando de uma empresa que preste serviço, referente a esse descarte de pneu seguindo todas as Normas Ambientais.

Grato, meu email é kauss1@hotmail.com

 

Paulo César Vilela

 postado: 5/4/2014 08:33:57editar

Bom dia!
Estamos participando da feira de empreendedorismo na Escola de ens[ino médio integrada ao técnico " Arnulpho Mattos, no municipio de Vitóia / ES.
Haveria possibilidade de nos orientar como montar uma empresa de reciclagem e laminação de pneus?
ou um link que possa nos ajudar?
Agradeço a todos.

 

Ivan Rossi

 postado: 14/4/2014 12:51:30editar

Necessito do contato de uma empresa que forneça documento de reciclagem ou destruição de pneus, com a finalidade de justificar a importação.

Sem este documento de reciclagem não se pode importar. Agradeço sua atenção.

 

Gilmer Moya

 postado: 17/7/2014 01:37:15editar

Boa Noite,
Estou levantando informações sobre a montagem de uma usina de reciclagem de pneus no Estado de Santa Catarina. Gostaria de informações técnicas relacionadas a este processo: área necessária para usina, equipamentos, maquinas a serem usadas no processo, porcentagem de matérias que "sobram" do processo de reciclagem, alguma informação sobre o custo-beneficio por quanto posso vender em média esses produtos, custo inicial para adquisição das maquinas, valores total dos equipamentos, qual seria a produção média, ou qualquer outra informação que vocês consigam me repassar para poder realizar meu investimento.

Atenciosamente Gilmer Moya.

 

 

Veja também

Casa de lixo vira exemplo de reciclagem no Rio?Reciclar Vidro dá Samba? irá gerar renda para a comunidade envolvida

 

editar    editar    editar    2.782 visitas    48 comentários