Consumidores devolvem 8 milhões de embalagens para reciclar

Consumidores do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) levaram, em 2003, 8 milhões de embalagens para os centros de coleta automática da Tomra Latasa Reciclagem S.A., os Replanetas. Ao todo 217.970 pessoas retornaram aos

  
  

Consumidores do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) levaram, em 2003, 8 milhões de embalagens para os centros de coleta automática da Tomra Latasa Reciclagem S.A., os Replanetas.

Ao todo 217.970 pessoas retornaram aos centros, instalados nos hipermercados Extra das cidades, 6,3 milhões de garrafas PET e 1,7 milhão de latas de alumínio. Cada Replaneta tem duas RVMs (reverse vending machines), máquinas equipadas com um sensor óptico, que separa o material por tipo e cor.

Após o depósito das embalagens, as máquinas emitem um cupom, que pode usado em compras nas lojas onde os Replanetas estão instalados. Cada lata de alumínio vale R$ 0,03 e, uma garrafa PET, R$ 0,02.O primeiro centro de coleta automático foi instalado em junho de 2001, na Tijuca, Rio de Janeiro.

Hoje, os oito supermercados do Extra na cidade têm um Replaneta. Em 2003, foram inauguradas mais sete unidades: duas em Belo Horizonte, duas em Brasília e três em Salvador. Entre julho e dezembro passado essas unidades receberam 156 mil de embalagens.

Fonte: AssCom Tomra Latasa Reciclagem

  
  

Publicado por em