Indice de reciclagem de latas de aço para bebidas alcança 88%

A Cia. Metalic Nordeste, única produtora de lata de aço para bebidas no Brasil, pertencente ao grupo CSN,conseguiu elevar o índice de reciclagem de latas de aço para bebidas para 88% em 2004(dados consolidados entre os meses de Janeiro a Agosto). A Re

  
  

A Cia. Metalic Nordeste, única produtora de lata de aço para bebidas no Brasil, pertencente ao grupo CSN,conseguiu elevar o índice de reciclagem de latas de aço para bebidas para 88% em 2004(dados consolidados entre os meses de Janeiro a Agosto).

A Reciclaço, programa criado pela Metalic para dar um destino às latas de aço para bebidas pós-consumo, é a grande responsável por este trabalho e vem atuando desde 2001 em todas as regiões onde a lata de aço está presente.

A Atuação da Reciclaço se amplia conforme aumenta a participação da lata de aço para bebidas no mercado brasileiro. A Metalic detém hoje 38% do mercado norte-nordeste, mas vem conquistando fatias nas regiões sudeste e centro-oeste.

A Reciclaço mantém uma rede com cerca de 360 estabelecimentos credenciados distribuídos em 119 cidades de 16 Estados brasileiros.

Em 2000, o índice de reciclagem das latas de aço para bebidas no Brasil era da ordem de 27%. Com o trabalho da Reciclaço, esse índice cresceu para 49% em 2001, alcançando 75% em 2002, chegando a 78% em 2003 e a 88% em 2004.

Cerca de 33 mil toneladas de latas de aço para bebidas já foram recolhidas desde o início das atividades,possibilitando um meio-ambiente mais sadio e o reaproveitamento resulta em menor exploração de recursos naturais e maior vida útil aos aterros sanitários.

As latas de aço para bebidas coletadas têm como destino as usinas siderúrgicas, e é lá onde se dá o reaproveitamento do aço como vergalhão na construção civil, chapas para a indústria automotiva, etc.

A sociedade ganha com esse trabalho, por ter um meio-ambiente mais limpo e por ser ensinada, através de campanhas já veiculadas e de ações desenvolvidas, a exercer a correta separação dos seus resíduos.

Às atividades da Reciclaço estão envolvidos cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos, entre estes estão os sucateiros e seus empregados, os catadores de rua e membros de cooperativas de reciclagem.

Aliás, a Reciclaço apóia a organização de associações e cooperativas de catadores, viabilizando plenárias e participando dos Fóruns Estaduais e Municipais do Lixo e Cidadania e cadastrando estas entidades no seu quadro de estabelecimentos credenciados.

Fonte: Approach Comunicação

  
  

Publicado por em