Parque do Ibirapuera, em São Paulo, inaugura coleta para reciclagem de coco verde

O projeto é piloto e pode ser instalado em outros parques da cidade em no máximo 12 meses de experiência Alexandra Penhalver, do Estadão Componentes.montarControleTexto(ctrl_texto) Paulo Liebert/AE Ces

  
  

O projeto é piloto e pode ser instalado em outros parques da cidade em no máximo 12 meses de experiência

Alexandra Penhalver, do Estadão

Paulo Liebert/AE

Cesta para recolher o coco já foi instalada no Parque do Ibirapuera

SÃO PAULO - A casca do coco verde consumido no Parque do Ibirapuera vai ser reciclada. A coleta começa nesta terça-feira, 11, em pontos espalhados pela área. O projeto experimental, que vai durar 12 meses, vai transformar em fibra, pó e caixim (um tipo de xaxim fabricado com a fibra do coco).

São vendidos no parque cerca de 7 mil cocos verdes por semana – segundo levantamento feito com os vendedores do parque – que se transformam em 7,8 mil quilos de lixo. “Para casa 250 ml de água de coco, temos um quilo de casca, que leva de 8 a 10 anos para se decompor na natureza”, afirma a presidente do Instituto de Desenvolvimento, Educação, Análise e Legislação (Idea), Sonia Ferraz. O trabalho é feito em parceria com Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Depois o projeto será estendido a outros parques da cidade.

Segundo Sonia, as cascas de coco serão levadas para um galpão na zona leste. Antes de serem trituradas têm de secar ao sol. O trabalho deve começar em 60 dias, pois o maquinário necessário está sendo adquirido pela entidade. “Vamos decidir se vai ser montada uma cooperativa ou contratar uma empresa para o serviço. A renda será revertida para a manutenção e salários da reciclagem.” Parte da casca de coco reciclada será doada ao Viveiro Manequinho Lopes. O projeto será lançado nesta terça-feira, às 11 horas, em frente ao MAM.

Fonte: O Estadão

São Paulo

  
  

Publicado por em

Maria do socorro neves mendonça

Maria do socorro neves mendonça

07/10/2008 21:30:10
eu também quero saber como se recicla para iniciar aqui em Salvador. Obrigada. Maria do Socorro mendonça

Luiz Carlos

Luiz Carlos

21/09/2008 06:16:04
Acho sensacional, transformar o que era lixo em algo super util, esta provado e ja existem pessoas vivendo do beneficiamento da casca do coco, a proposito moro na zona norte e tomo agua de coco no supermercado Bergamini e o rapaz que vende a agua de coco não tem ninguem que recolha os cocos verdes, vc poderiam dar uma dica aonde ele pudesse pedir para alguma firma retirar estes cocos? Se puderem ajudar seria muito bom, obrigado.

Lyanne Rehder

Lyanne Rehder

Olá Luiz, Acho que a melhor opção para seu amigo é pesquisar na internet se há na sua região alguma cooperativa que se interesse por essa matéria prima (o Côco). Abs