Pneu reciclado, um aliado na geração de combustível e na composição do asfalto

A questão do aproveitamento dos pneus após seu uso nos veículos sempre foi controversa. Pensando nesta questão a engenheira Carla Mayumi Passerotti de Morais desenvolveu o estudo “Reciclagem de pneus: viabilidade da aplicação de alternativas para u

  
  

A questão do aproveitamento dos pneus após seu uso nos veículos sempre foi controversa. Pensando nesta questão a engenheira Carla Mayumi Passerotti de Morais desenvolveu o estudo “Reciclagem de pneus: viabilidade da aplicação de alternativas para utilização de pneus em grande escola”, apresentado como dissertação de mestrado à Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

Ela diz que nas indústrias cimenteiras, a necessidade de combustível é constante. “No processo de fabricação do cimento, são utilizados fornos cujas temperaturas chegam até 1.300º C.

"Colocando pneus como parte do combustível nos fornos, algumas indústrias obtiveram economia de até 20%, pois são materiais de baixo custo e de fácil obtenção" explica Carla.

Outra forma de reaproveitamento analisada por Carla é a utilização do material na composição do asfalto. "Já existem algumas vias com `asfalto de pneu` ", cita Carla.

"Mas essa utilização ainda é pequena, principalmente pelo fato de representar um custo adicional".

Para a engenheira, hoje a utilização do pneu como combustível é a melhor alternativa para os pneus velhos devido a economia que representa e a facilidade de ser empregado.

Carla defende que deve haver uma mudança de mentalidade da população sobre a reutilização dos pneus: "falta uma visão crítica deste problema, que cresce a cada dia. Por exemplo, poderia ser realizado um "dia da coleta", em que todos que possuem pneus abandonados em casa os entregariam aos órgãos governamentais,para que se fosse dado um destino adequado".

Entre os diversos processos de reaproveitamento de pneus analisados no estudo, Carla constatou que quatro são os mais viáveis: reforma (recauchutagem), Pirólise(sistema Petrobrás-six), utilização como combustível em fornos de cimento e utilização como componente em asfalto.

O processo denominado de Petrobrás-six consiste na mistura de pedaços de pneu com xisto betuminoso, mineral utilizado para obtenção de óleo e gás natural.

Nesse método, o volume de xisto, contendo 5% de pedaços de pneu, é aquecido a altas temperaturas para retirada do óleo e do gás.

"Esta tecnologia já é empregada no estado do Paraná, e tem como principal virtude o fato de não intervir na qualidade do material produzido, além de não requerer mudanças no processo", aponta a engenheira.

Fonte: FSP-USP/CEMPRE

  
  

Publicado por em

Dalila

Dalila

15/11/2009 14:41:35
Uma das idéias que me foi passado e que vou esperimentar é usaar os pneus para fazer muro de arrimo, colocando e enchendo de terra um em cima do outro fazendo como se coloca tijolo, quando eu fizer mandarei noticias

Wilson chamorro de morais

Wilson chamorro de morais

09/06/2009 13:37:05
A reciclagem dos pneus usados também pode ser uma das alternativas da construção civil, basta ter consciencia . O Meio Ambiente Agradece

Fernando matias

Fernando matias

11/05/2009 18:22:44
Carla, me chamo Fernando Matias, sou diretor comercial da empresa RECICLA 10, usina de trituração de pneus localizada em Campos/RJ, e nós em nosso processo separamos o aço, o tecido e a borracha dos pneus, ampliando a cadeia produtiva, fazendo com que nossos produtos atinjam as siderurgicas e ind de regeneração de borracha, asfalto, grama sintétic,solados e queima em altos fornos, para gerar calor ou energia. Se quiser maiores informações e nos posicionar de seu estudo, queira me contactar, 11 9293.0860, obrigado

Caio Alexandre Martini Monti

Caio Alexandre Martini Monti

08/01/2009 07:46:18
Bem, eu como uma formiga, estou fazendo o uso do pneus rejeitos na minha área "Gastronomia", faço canteiros com pneus impilhados, cada quatro pneus tenho um canteiro.O bom neste uso é que por manter as curvas quando deitados os mesmo fazem uma reserva d'água, que mesmo durante o verão as plantas necessitam poucas regas....

Paulo Márcio Abreu Franco

Paulo Márcio Abreu Franco

22/12/2008 15:31:51
Boa tarde Carla, tudo bem?
achei muito interessante este trabalho, será que você não poderia me enviar algum material referente a este estudo?

Darildo

Darildo

11/12/2008 10:18:07
importante, viavel e acima de tudo uma notoria salvação para um destino final e ecologicamente correto do pneu lixo que ora superlotam nossos lixões, aterros sanitarios e beiras de estradas pelo pais a fora, sem contar na agressão direta que esse material causa ao meio ambiente, classificado como flagil e antropizado. recomendaria o uso de pneus usados para o sucessois ecologicas provocadas, como recuperaçao e finalizaçao de erozões avançadas.

Luana Teles

Luana Teles

24/10/2008 11:56:12
muito bom!!!vou apresentar este assunto no meu trabalho, na matéria de Tecnologia química, pois faço o Técnico em química....

Bruno bunoro

Bruno bunoro

03/09/2008 20:47:20
ótimo...usei no meu trabalho na facu de Gestão ambiental