Prêmio Top de Ecologia da ADVB foi concedido a Racional Engenharia

A Racional Engenharia conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Top de Ecologia da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB) com o projeto “Reciclar é construir um futuro melhor”, que aproveita o entulho de obras

  
  

A Racional Engenharia conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Top de Ecologia da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB) com
o projeto “Reciclar é construir um futuro melhor”, que aproveita o entulho de obras da empresa para fabricação de blocos de concreto.

A grande vantagem desse trabalho é a diminuição significativa da quantidade de entulhos, que geralmente iria para os lixões.

A Racional instalou uma Central de Reciclagem de Entulho em Guaratiba (RJ) para receber o material extraído da obra do edifício Torre Almirante, localizada no centro do Rio de Janeiro.

A demolição de um dos antigos edifícios produziu 5.000 m3 de entulho sólido (massa, concreto, alvenaria etc.). O entulho está sendo transformado em 1 milhão de blocos de concreto, que serão doados aos governos municipal e estadual do Rio de Janeiro para a construção de casas populares. Na Central de Reciclagem, a Racional construiu um protótipo de casa popular com materiais reciclados.

A iniciativa faz parte do Programa de Gestão Ambiental (PGA), criado pela Racional em 1998 e que, atualmente, está em processo de certificação ISO 14001. Além do projeto de reciclagem, o PGA prevê ainda ações coordenadas para reduzir o impacto da obra no meio ambiente, como coleta seletiva para evitar o descarte de material tóxico, controle da emissão de gases e poeira, controle de ruídos etc.

A Racional é conhecida e respeitada no mercado de construção civil por sua responsabilidade social e preocupação com o impacto ambiental das obras. A empresa adota, desde procedimentos para manter a vizinhança da obra limpa até soluções alternativas para evitar, ao máximo, a poluição do meio-ambiente.

O processo de reciclagem:

Na Central, que inclui uma miniusina de reciclagem e uma fábrica de blocos e artefatos de concreto, o entulho passa por um processo de eliminação de aço, compostos de
gesso e outros materiais que contenham produtos químicos capazes de afetar a qualidade do agregado. O restante é triturado por britadores e passam por peneiras
vibratórias que separam o material de acordo com as diferentes granulometrias (areia grossa, pedriscos e brita zero).

Após essa etapa, é feita a mistura com cimento e aditivos e a massa obtida entra na linha de produção. Os blocos, fabricados de acordo com as Normas Técnicas Brasileiras, estão sendo doados aos governos estadual e municipal do Rio de Janeiro para construção de casas populares.

Dados sobre reciclagem de entulhos

-1 m3 de entulho reciclado equivale a 227 blocos de concreto 14 x 19 x 39 cm.

-Para construção de uma casa popular de 38 m2 são necessários 1.100 blocos.

-Cada 5 m3 de entulho reciclado corresponde a uma casa popular.

Sobre a Racional Engenharia

Fundada em dezembro de 1971, a Racional Engenharia atua no segmento de construção civil em todo o território brasileiro. Ao todo, a empresa já executou mais de 450 obras – ou o equivalente a 4.500.000 m2 construídos –, dentre elas o Hotel Fasano, os shoppings West Plaza, Paulista e Pátio Higienópolis e as fábricas da Ford (Camaçari – BA), LG (Taubaté – SP), Kaiser (Jacareí – SP) e Perdigão (Rio Verde - GO).

Os projetos desenvolvidos pela Racional seguem um conceito dinâmico, que se caracteriza pela preocupação com a logística de implantação e execução da obra, o
respeito ao meio-ambiente e o relacionamento com a comunidade local.

Fonte: In Press Porter Novelli

  
  

Publicado por em

João Carlos Siqueira Duarte

João Carlos Siqueira Duarte

05/05/2010 15:22:04
O desenvolvimento tecnológico, apesar da distância na área de pesquisa, com a inovação dos materiais suas aplicações não tem acompanhado o mesmo ritmo de crescimento populacional precisamos de soluções rápidas seguras e economicamente viável.

Devemos olhar para o futuro, neles encontramos a solução para todos os problemas.

Como engenheiro, estamos preparados para obter resultados positivos em qualquer iniciativa inovadora que nos propusermos a enfrentar.

Responder adequadamente a essa demanda, é questão de sobrevivência.

A mudança de comportamento do consumidor, a importância que o assunto tem ganhado junto a opinião pública com a ampliação da legislação ambiental e o estabelecimento de políticas públicas visando o incentivo na adoção de soluções mais sustentáveis.

Com a importância da reciclagem, dando a oportunidade ao cidadão de preservarem a natureza de forma concreta tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.
Quanto as empresas já estão criando marcas e produto verdes como fator de diferenciação de mercado.

A construção civil pode ser considerada à atividade humana de maior impacto sobre o meio ambiente o setor tem um papel preponderante na regressão das tendências de alterações climáticas.

Com o lançamento da casa ecológica retiraremos vários elementos nocivos à natureza
Segundo o estudante do curso de arquitetura Diogo Artur Tamanini participante da equipe de projetos, a equipe pretende construir uma casa ideal que se adapte em qualquer terreno e tenha um custo apropriado para pessoas de baixa renda e resista a qualquer clima certo.

Eu, João Carlos Siqueira Duarte, Eng.Civil, pesquisador e inventor, já possuo este projeto com todos os ingredientes citado pelo colega é a chamado (Casa Ecológica) com sistema ITA (invólucro termo acústico) A conscientização de retirar definitivamente vários elementos nocivos da natureza que serão empregados na construção da casa ecológica, a informação é uma importante arma para que se conheça as propriedades e componentes dos produtos partindo do resíduo por ele produzido.

Avaliar técnica e economicamente o uso na casa ecológica, tomando como referência as normas de segurança ambiental.
Quanto ao custo: a casa ecológica é equivalente à 1/3 da media de custo total das demais, da mesma forma,mesma natureza e mesmo tipo de apoio.
Quanto ao tempo de execução: após a execução da infra estrutura em caso de conjunto habitacional e executado com rapidez e simplicidade, menor consumo de madeira para escoramento, não precisa de mão de obra especializada. Já existe a casa dos sonhos de todo brasileiro de baixa renda, já existe um protótipo e já está em fase de conclusão de patente. ( 91 ) 3229-4377, estou disposto a troca de informações.Em busca de parceria para que se ofereça ao mercado consumidor a oportunidade de encontrar a casa de seus sonhos em qualquer loja de materiais de construção. Temos essa possibilidade.
WWW.eng.jc51@yahoo.com.br

Urubaja Rodrigues da Silva

Urubaja Rodrigues da Silva

18/10/2008 19:56:31
Parabens pela iniciativa!
Estou tentando abrir uma empresa de reciclagem de material de obra (entulho) em Porto Alegre RS, porem não estou conseguindo informações sobre a compra de maquinário. Se puderem me ajudar agradeço.
Atenciosamente
Urubaja.